O Ministério da Agricultura reafirmou nesta segunda-feira, 12, o crescimento do Valor da Produção Agropecuária (VBP) de 2021. A estimativa agora e de R$ 1,099 trilhão. O que representa faturamento 10,5% maior do que o registrado no ano passado (R$ 995 bilhões).
Leia mais: “Safra de 2021 será de 258,5 milhões, projeta IBGE”
Olhando por setor, as lavouras, em valores reais, tiveram expansão de 13,8% frente ao ano passado. Enquanto a pecuária, registrou alta de 3,8%.
Cinco culturas representam 55,4% do aumento do VBP. São elas: trigo (34,6%), soja (30,2%), milho (15,7%), arroz (3,8%) e cana-de-açúcar (2,3%).
No entanto, apesar da alta em alguns cultivos, de acordo com o Ministério, algodão, amendoim, banana, batata-inglesa, cacau, café, feijão, laranja, mandioca, tomate e uva apresentam redução de valor da produção em relação a 2020. O que ocorre por conta das quedas na produção e no preço dos produtos.
Pecuária
Na cadeia, os melhores resultados estão sendo observados na produção de carne bovina. Com acréscimo de 7,5 % no VBP. A carne de frango também acompanha crescimento (6,1%). Porém, outros itens da pecuária estão com o pior desempenho. É o caso de suínos e leite, atividades em que relação entre custo de produção e rentabilidade está pesando no resultado.
Leia também: “Geração de empregos na produção de alimentos tem melhor resultado dos últimos 9 anos”