O município de Cutias, próximo ao litoral do Amapá, aposta na criação de búfalos. O rebanho local é o terceiro maior do país e equivale a 20 vezes o número de habitantes.
Cutias tem 4,4 mil habitantes e 87 mil búfalos. Trata-se do maior rebanho na localidade. Apenas Chaves e Soure, no Pará, possuem rebanhos maiores no país. Parecidos com os bovinos, com esses animais se produz, principalmente, carne, leite e couro.
O registro mais antigo desse animal no município amapaense é de 1993 — quando o rebanho tinha 23 mil cabeças, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na época, a criação brasileira estava em 700 mil cabeças.
Rebanho brasileiro
De lá para cá, o rebanho brasileiro mais do que dobrou. A população de búfalos no país chegou a 1,6 milhão de cabeças em 2022 — um recorde, conforme mostra o registro do instituto. Nos últimos nove anos, o rebanho nacional cresceu de forma ininterrupta. E a maior parte dele, assim como Cutias, fica no Norte do país.
Saiba mais
O Norte concentra 70% de todas as criações brasileiras. A região abriga, por exemplo, os dois Estados com os maiores rebanhos do país: Pará (644 mil cabeças) e Amapá (312 mil animais).
No ranking nacional, a terceira posição é de São Paulo (122 mil animais). A marca estadual corresponde a pouco mais da metade de todo e efeito da Região Sudeste — a segunda maior no ranking da espécie.
Vale destacar que todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal têm rebanhos da espécie. Sergipe é o último da lista, com 463 cabeças. Entre os municípios do país, entretanto, pouco menos da metade mantêm essas criações.
Pecuária de Cutias além dos búfalos
Embora os bubalinos sejam predominantes em Cutias, os pecuaristas locais também criam outros animais. Entre os espécimes de grande porte, a segunda posição é dos equinos (1,8 mil cabeças, entre cavalos e éguas) — em terceiro, (1,5 mil cabeças).