publicidade
Agronegócio

Número de cervejarias cresce quase 40 vezes no Brasil

Ao longo dos últimos 20 anos, houve uma explosão na quantidade de empresas do setor

Overflowing,Foam,Head,From,Beer,Glass,Pint,,Placed,On,Wood
Foto: Reprodução/Shutterstock

Entre 2002 e 2021, o número de cervejarias no Brasil cresceu de pouco mais de 40 para cerca de 1550. O salto em 20 anos se aproxima de 40 vezes. E as fábricas de cerveja continuam a expandir. Em relação a 2020, o crescimento foi de 12%.

Atualmente, o país tem por volta de 35 mil cervejas registradas. Os dados aparecem na versão mais recente do Anuário Brasileiro da Cerveja, publicado na quinta-feira 31 pelo Ministério da Agricultura. No Brasil, existem cervejarias em todos os Estados e no Distrito Federal.

Receba nossas atualizações

De modo geral, a média nacional é de uma cervejaria para cada 137 mil habitantes. Santa Catarina tem o melhor resultado: uma para cada 37 mil. O Amazonas ficou com a pior posição: uma por milhão.

O Anuário Brasileiro da Cerveja mostra ainda que Santo Antônio do Palma (RS) é a cidade com mais cervejarias por habitante: uma para cada mil moradores. Apesar dos catarinos liderarem em nível estadual, o top 10 dos municípios é formado majoritariamente pelos gaúchos. A exceção, é Gonçalves (MG): uma empresa a cada 2 mil habitantes.

Somadas, as cervejarias do Brasil venderam cerca de 14 bilhões de litros de cerveja em 2021, conforme estimativa da indústria. Neste ano, a a previsão é para 15 bilhões de litros.

Além disso, o país exportou o cervejas para 70 países em 2021. O maior cliente externo das cervejarias do Brasil foi a Paraguai: quase 160 milhões de toneladas, o que equivale a 65% do total exportado. Desse modo, o faturamento do produto enviado ao país vizinho ficou próximo de US$ 90 milhões.

1 comentário
  1. Finlab
    Finlab

    Está muito fácil escolher nossos candidatos em 2022:

    Rosangela Moro (4400)
    Candidata a Deputafo Federal por SP

    Deltan Dallagnol (1919)
    Candidato a Deputafo Federal pelo Paraná.

    Sérgio Moro (444)
    Candidato a Senador pelo Paraná

    Janaína Paschoal (287)
    Candidata a Senadora por São Paulo

    Tarcísio Freitas (10)
    Candidato a Governador de SP

    Ratinho Junior (55)
    Candidato a Governador do Paraná

    Jair Bolsonaro (22)
    Candidato à Presidência da República

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade