Uma plantação de alface foi encontrada congelada na manhã desta terça-feira, 27, em Engenheiro Marsilac, na zona sul de São Paulo. A região de Parelheiros registrou uma temperatura mínima de -1,7°C. A cidade registrou 4,7°C, a menor temperatura média do ano. Na estação meteorológica de Parelheiros-Marsilac, na mesma região, a mínima absoluta foi de -1,7°C.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
A agricultora Ana Rita Freitas Santos, dona da propriedade que foi afetada, localizada na zona sul de São Paulo, informou que aproximadamente 400 pés de alface foram perdidos, além de 800 pés de banana.
A mulher é uma das beneficiadas pelo projeto Ligue os Pontos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que conecta produtores de alimentos da agricultura familiar na zona sul de São Paulo aos consumidores potenciais.
Leia também: “Incêndios atingem cerca de 2% da cana-de-açúcar de SP”
Em entrevista ao jornal Metrópoles, a agricultura Ana disse que a situação “é muito triste, pois foram 3 perdas consecutivas e que a geada foi muito mais forte desta vez”. Ela não conseguiu estimar os prejuízos em valores, mas afirmou que as perdas foram significativas. Os produtos são destinados a uma feira orgânica em Moema.
São Paulo registra frio extremo
A capital paulista também registrou nesta terça-feira, 27, a menor média mínima do ano, com 4,7°C. A previsão para esta quarta-feira, 28, é de céu encoberto e frio intenso na capital.
Apesar das nuvens, o sol deve elevar as temperaturas, amenizando a sensação de frio. A máxima pode atingir 21°C à tarde. A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde sexta-feira, 23.
Leia também: “Série de incêndios causa prejuízos a agricultores em São Paulo”
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o volume total de precipitação em agosto até esta quarta-feira é de 42,5 mm, 42,6% acima da média esperada de 29,8 mm.
Se isso é uma alface, a Oeste vai dizer que melancia cresce em árvores frondosas…
A plantação da imagem não é de alface, é de couve.