Os laticínios processaram 13 bilhões de litros de leite no Brasil no primeiro semestre de 2024. O volume corresponde a um crescimento de 1,9% sobre igual intervalo em 2023. E a esmagadora maioria veio do agro nacional.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, 91,8% do volume processado pelos laticínios brasileiros veio de produtores de leite do Brasil. Assim, 12 bilhões de litros vieram das fazendas do país — o que também equivale a 1,9% de crescimento.
Maiores produtores
Minas Gerais é o maior produtor do país. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os pecuaristas mineiros respondem 27% da produção nacional. A segunda posição do top 5 é do Paraná (12%). Na sequência estão Rio Grande do Sul (11%), Santa Catarina (9%) e Goiás (8%).
Origem do leite importado pelo Brasil
Quase toda importação vem de países membros do Mercosul. Os países do bloco respondem por 95% dos embarques ao mercado brasileiro.
Por volta da metade vem da Argentina. O Uruguai é o segundo maior fornecedor (40%), seguido do Paraguai (6%).
Fora do bloco, o país também comprou leite do Chile (4%), além de Finlândia e Estados Unidos. Esses dois últimos países responderam por menos de 1% dos embarques.
Rebanho brasileiro
O Brasil tem o terceiro maior rebanho leiteiro do mundo. São cerca de 17 milhões de vacas que produzem leite.
Apenas a Índia e a União Europeia têm mais animais que produzem leite que o Brasil. São 61 milhões de cabeças e 19 milhões cabeças, respectivamente.