publicidade
Agronegócio

Queijo Canastra está entre os 100 melhores do mundo

Lista do guia TasteAtlas classificou o alimento produzido no interior de Minas Gerais

Queijo Canastra Prêmio Minas Gerais
Unidades do Queijo da Canastra produzido pela Fazenda Roça da Cidade | Foto: Reprodução/Roça da Cidade

O Queijo Canastra produzido pela Fazenda Roça da Cidade, em São Roque de Minas, foi considerado um dos cem melhores queijos do mundo. A classificação é do TasteAtlas, que posicionou o alimento brasileiro em 80º lugar no ranking. Além disso, o guia colocou o tipo Canastra em 18º colocado no quesito “melhor tipo de queijo”.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

“Para nós é uma honra estar entre os melhores do mundo”, afirmou João Carlos Leite, que liderou a 4ª geração da família na fazenda, a Oeste. “Mostra que estamos dando continuidade no legado dos nossos antepassados, que criou essa preciosidade.”

O queijo recebe esse nome pois a produção ocorre na região da Serra da Canastra, no sul de Minas Gerais. A região ecoturística, que abriga a nascente do Rio São Francisco, é composta por seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio.

O diferencial deste laticínio está no uso de leite cru durante o processo de produção. O tempo de maturação do queijo, que é quando o alimento cresce e se desenvolve, pode passar dos 20 dias. Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional classificou o Queijo Canastra como patrimônio cultural.

Veja os dez melhores queijos do mundo, segundo o guia TasteAtlas:

  1. Gruyère D’Alpage AOP Caves de la Tzintre (Suíça);
  2. Roquefort Selection AOP (França);
  3. Graviera Naxou PDO 12 Month Matured (Grécia);
  4. Rogue River Blue (Estados Unidos);
  5. Charles Arnaud Comté Extra (França);
  6. Parmigiano Reggiano Oltre 40 Mesi (Itália);
  7. Epoisses Perrière Berthaut (França);
  8. Brun Geitost (Noruega);
  9. Kraftkar (Noruega); e
  10. Parmigiano Reggiano Vacche Rosse 40 Mesi (Itália).

Queijo Canastra e o cooperativismo

O produtor João Carlos Leite participou do programa Oeste Negócios com Adalberto Piotto em 9 de fevereiro. Ele está à frente do Sicoob Sarom, que fomenta e desenvolve a economia de São Roque de Minas por meio do cooperativismo.

O produtor criou a instituição em 1991, depois que o Banco Central liquidou o banco estatal Minas Caixa. Com o encerramento das atividades, os comerciantes de São Roque de Minas ficaram sem local para realizar as movimentações financeiras.

Mais de 30 anos depois, a cooperativa financia o agronegócio e parte da educação da população sanroquense. O volume financeiro total da instituição é de R$ 1,8 bilhão.

Leia mais: “Charles Darwin, no agro e na ciência brasileira”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade