Um vídeo recentemente divulgado nas redes sociais mostra um rebanho de gado de uma fazenda em Rio Verde, Goiás, fugindo desesperadamente das chamas que atingiram a área de mata onde estavam. A região é o município com o maior número de focos de incêndio no Estado.
As imagens revelam o pânico dos animais diante da fumaça e do calor intenso causado pelo incêndio. O Corpo de Bombeiros, quando contatado, não forneceu informações sobre a sobrevivência dos animais que aparecem no vídeo.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se espalhou rapidamente devido ao clima seco. Ainda não se sabe a causa exata do incêndio.
Em uma propriedade particular próxima a Rio Verde, aproximadamente 30 animais morreram e outros ficaram feridos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 855 focos de incêndio em Goiás entre os dias 6 e 8, sendo 117 deles em Rio Verde.
Nesta segunda-feira, 9, o Corpo de Bombeiros deve discutir o impacto das queimadas na vegetação e na comunidade, além de novas táticas e tecnologias para combater esses incêndios.
Filhote de onça é resgatado de incêndio em São Paulo
Um filhote macho de onça-parda foi resgatado de um incêndio florestal em São Joaquim da Barra, São Paulo, conforme relata o Metrópoles. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras) de Ribeirão Preto, no interior do Estado.
O animal, batizado de Benedito, se distanciou da mãe e do irmão ao tentar fugir das chamas e foi atropelado em uma rodovia.
O zootecnista Alexandre Gouvea informou que o filhote teve dois dedos amputados e perdeu parte dos movimentos da pata. “O animal está recebendo o tratamento necessário e esperamos que ele se recupere o mais rápido possível”, disse Gouvea. A situação do incêndio na região continua sendo monitorada pelas autoridades.
Outros animais têm sido encaminhados a unidades da rede de atendimento e reabilitação estruturada pelo governo estadual. O número de atendimento das espécies resgatadas subiu para 70, desde o início da onda de incêndios no interior paulista, há duas semanas.
Já são 38 os que morreram e 32 que continuam em tratamento. As chamas afastaram esses animais de seus habitats. Eles recebem agora tratamento para voltar à natureza ou, quando não for possível, ser destinados a abrigos adequados.
Depois de resgatado pelos funcionários e receber os primeiros tratamentos, Benedito foi encaminhado ao zoológico do município de Guaíra. “Ele não terá chances de retornar à vida livre, já que não poderá mais usar esse membro para caçar e comer”, disse Gouvea. Mas ele se recupera bem e, em três dias, ganhou 250 gramas.