O Brasil faturou mais de US$ 600 milhões com as exportações de frango em janeiro, o valor é 40% maior que no mesmo período de 2021. O resultado foi divulgado na segunda-feira 7 pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Relacionadas
Considerando o produto processado e in natura, a quantidade embarcada no mês passado somou quase 350 mil toneladas. De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a elevação do custo dos insumos para a engorda está pressionando os preços do produto.
“A elevação dos preços da proteína é um fenômeno global”, disse Santin. “O preço médio das exportações brasileiras neste mês foi 18,6% superior, o que ajudou a diminuir a forte pressão gerada pelos custos do milho e da soja, além de outros insumos que encareceram no mercado brasileiro.”
Santin também afirma que a alta no valor não está desaquecendo a procura. “O ponto positivo é que, mesmo diante do preço mais caro, a carne de frango brasileira segue fortemente demandada graças a atributos como a qualidade dos produtos e o fato de o Brasil ser o único grande exportador livre de influenza aviária”, analisa.
Com aumento de quase 5% na quantidade comprada, a China segue como o maior mercado para as exportações de frango (quase 50 mil toneladas). Os Emirados Árabes Unidos (EAU) também se destacaram, absorvendo aproximadamente mais de 40 mil toneladas — consumo próximo ao do chinês, apesar de a população local ser 140 vezes menor que a do país comunista. As compras dos EAU praticamente dobraram em relação a dezembro de 2021.
Outro grande mercado, a União Europeia aumentou em mais 50% a importação do Brasil. As exportações de frango do país para o bloco atingiram aproximadamente 20 mil toneladas.
Vamos esclarecer…pois o brasileiro NÂO sabe “ponderar” e fazer análises elaboradas sobre questões econômicas.
O Emirados Árabe Unidos importam quase uma China em Frangos do Brasil…. PORQUE,,,NÃO PRODUZ uma PENA sequer de frango em seus território.
Já a China é a primeira ou segunda produtora de Frango do mundo…só que NÃO É suficiente para atender sua população.
QUANDO O BRASILEIRO souber ANALISAR DADOS….seremos primeiro mundo’
Por isso é ESSENCIAL ENSINAR PRINCIPIOS ECONOMICOS E FINANCEIROS A PARTIR DA oitava seria ginasial,
Como diz o presidente Bolsonaro ,somos uma nação forte e estamos abastecendo de alimentos o mundo . Agora imagina se fosse o Lula estaríamos como a Argentina passando fome sem ter o que comer .