Rússia vai aumentar exportações de fertilizantes

O país abastece 25% da demanda do agronegócio do Brasil
-Publicidade-
Armazém de fertilizantes | Foto: Divulgação/CNA
Armazém de fertilizantes | Foto: Divulgação/CNA

As cotas de exportações de fertilizantes complexos e nitrogênio da Rússia vão aumentar. O Ministério da Economia do país anunciou a medida nesta quinta-feira, 31.

Serão cerca de 230 mil toneladas extras para nitrogenados e um acréscimo superior a 450 mil toneladas para os fertilizantes complexos. As cotas de exportação anteriores eram, respectivamente, de 5,9 milhões de toneladas e de 5,35 milhões de toneladas.

-Publicidade-

De acordo com a revista Forbes, os russos tinham decidido limitar as exportações dos produtos de 1º de dezembro a 31 de maio para ajudar a conter os aumentos nos preços dos alimentos em meio aos preços mais altos do gás. A decisão de hoje permite o aumento dos envios ao exterior, mas também garante a oferta para o consumo doméstico.

Os russos são grandes fornecedores de fertilizantes contendo potássio, fosfato e nitrogênio, que são nutrientes essenciais para a agricultura. O país produz mais de 50 milhões de toneladas por ano desses itens. Assim, a quantia corresponde a 13% do total global.

Exportações de fertilizantes para o Brasil

A Rússia é responsável por fornecer cerca de 25% dos fertilizantes para o Brasil, conforme dados do Ministério da Agricultura. O agronegócio brasileiro é o maior importador mundial desse tipo de produto. Desse modo, cerca de 80% do consumo nacional vêm do exterior.

Leia também: “Potássio para dar e vender”, reportagem de Artur Piva para a Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. O Brasil tem uma das maiores jazidas de Cloreto de Potássio do mundo ! Mas o imbecil do Lula e alguns juízes metidos a ecologistas não permitiram a exploração e a mineração ! Melhor comprar pagando caro !

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.