A produção de soja de Mato Grosso deve crescer 11% em 2025, recuperando parte das perdas de 2024. O Estado é o maior produtor do grão no Brasil, responsável por 26% da safra nacional.
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que a produção de soja do Estado na safra de 2025 feche em 43,7 milhões de toneladas. A previsão foi divulgada na segunda-feira 3.
O principal fator para o crescimento é a recuperação da produtividade, uma vez que a área plantada deve se manter praticamente a mesma e crescer menos de 1%.
Leia também
A estiagem em momentos cruciais para o desenvolvimento do cultivo levou à redução da safra de 2024. Com o mau tempo, a colheita caiu de 45 milhões de toneladas, no ano anterior, para 39 milhões de toneladas.
Soja e as exportações de Mato Grosso
A soja é o principal produto na pauta de exportações de Mato Grosso. Quase metade da receita do Estado com mercado externo veio com as vendas do grãos in natura, conforme mostram os registros do governo federal.
Em 2023, por exemplo, o Estado embarcou 28 bilhões de toneladas do grão, pelas quais conseguiu o faturamento de US$ 15 bilhões — a China foi o principal destino, responsável por 60% das compras. Para 2025, o Imea prevê que Mato Grosso exporte quase a mesma quantidade.
Esse é o retrato do Brasil que progride e que o PT deseja destruir.