O governo paulista declarou emergência zoossanitária em razão da gripe aviária. A edição desta quinta-feira, 15, do Diário Oficial do Estado oficializa a medida.
Até o momento, autoridades de São Paulo encontraram dez focos de gripe aviária no Estado. Todas elas em pássaros silvestres migratórios. A medida atende a um pedido do Ministério da Agricultura, que orientou os Estados a declararem emergência zoossanitária de forma preventiva.
São Paulo e a gripe aviária
A contaminações se deram apenas em aves de duas espécies. São elas: trinta-réis-real e trinta-réis-de-bando. Dos 15 focos encontrados, 14 foram no litoral paulista. A exceção foi na capital, registrada em julho. De acordo com os dados do governo federal, a primeira ocorrência é de Ubatuba, confirmada em 5 de junho. Por sua vez, a mais recente é de 26 de julho e aconteceu em Santos.
Saiba mais
No momento, a suspeita de somente um foco segue em investigação. Ele é de São Sebastião, no norte do litoral paulista. Novamente, uma ave migratória: trinta-réis-de-bando.
A preocupação das autoridades paulistas se dá em razão da produção de ovos e frangos no Estado. A transmissão para humanos não ocorre por meio dos alimentos. Contudo, a doença é altamente contagiosa entre as aves.
Por esse motivo, um espécime doente pode levar ao extermínio de toda uma granja, causando prejuízos ao produtor e reduzindo a oferta dos produtos. Além disso, caso a doença seja encontrada em uma criação comercial, as exportações do município onde ela se localiza — ou até mesmo do Estado ou país — podem ser interrompidas.
O Brasil atualmente é o maior exportador de carne de frango do mundo. E São Paulo é um produtor desse tipo de proteína e é responsável pela mais expressiva geração de ovos de galinha do país.
Contudo, tanto a indústria de alimentos do Estado de São Paulo quanto a de todo o país segue livre da gripe aviária. No Brasil, 77 focos da doença foram registrados, até o momento. Nenhum deles ocorreu em uma criação comercial, 75 envolveram apenas pássaros silvestres e somente dois se deram em aves de subsistência.