Os Estados Unidos (EUA) vivem um surto de gafanhotos nunca visto na história do país. De acordo com o Departamento de Agricultura local (USDA, na sigla em inglês), esses insetos são nativos da Costa Oeste e o clima seco e uma onda de calor forte estão favorecendo o aparecimento deles e dificultando o controle.
Com isso, os produtores norte-americanos estão em alerta, já que os gafanhotos se alimentam das pastagens dos animais e devastam lavouras. Neste período do ano, a safra dos EUA está em fase de desenvolvimento. Segundo o USDA, eles já deixaram prejuízos à donos de fazenda que perdem seus pastos e precisaram vender os gados para pagar as contas.
Ao menos 15 estados já relataram o aparecimento dos insetos, mas as regiões com o maior número de relatos são Montana, Wyoming e Oregon. O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do país, ligado ao USDA, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas em uma ação de combate, só que eles ainda temem que isso não segure os gafanhotos.
Leia mais: “Leste da África e Índia também sofrem com praga de gafanhotos”
A praga de gafanhotos é bem conhecida aqui no Brasil, tendo causado prejuízos trilhonários. Atende pelo nome de petê.