Em um momento no qual a discussão sobre a tecnologia 5G ganha fôlego pelo mundo, no Brasil, a região do cerrado do Piauí presenciou um fato inédito nesta semana: a chegada do sinal 4G a fazendas da região sul do Estado. O investimento feito pelo Grupo Insolo permitirá que os produtores acessem novas tecnologias pelo celular de qualquer lugar do campo e não somente da sede das fazendas.
Leia mais: “5G: edital prevê internet em 27 mil km de rodovias federais”
“Com essa possibilidade até o maquinário pode ser mais moderno. Máquinas que trabalham com pesquisas em tempo real enviando e recebendo dados passam a funcionar nos cerrados”, avaliou o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí, Alzir Neto.
Conectividade no campo
Infelizmente, a modernidade no campo ainda esbarra na falta de conectividade. Segundo levantamento do IBGE, enquanto 1% dos moradores nas cidades diz não ter acesso à internet, nas áreas rurais esse índice é de 21%.
O governo tem trabalhado para ampliar esse sinal. E, com a execução das ações previstas, o valor da produção agrícola poderá chegar até R$ 100 bilhões, de acordo com estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo divulgado, em maio, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.