Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse que o país tem em estoque 22 milhões de toneladas de grãos e sementes. A fala ocorreu na segunda-feira 23, durante o discurso feito ao Fórum Econômico Mundial de Davos.
O encontro ocorre presencialmente pela primeira vez em dois anos, interrompendo a suspensão causada pela pandemia. Em razão da invasão russa à Ucrânia, Zelensky falou por meio de videoconferência. Ele pediu ajuda aos aliados na reunião para o escoamento das mercadorias e também afirmou que está negociando com países do norte da Europa uma saída para a exportação no Mar Báltico.
A Ucrânia é um dos maiores produtores de grãos do planeta. Os exportadores do país, entretanto, encontram dificuldades para enviá-los ao mercado externo. Em razão do conflito com a Rússia, os principais portos locais foram fechados. A falta da commodity ucraniana no mercado internacional está provocando aumento no preço dos alimentos em todo o planeta.
Durante o encontro em Davos, Zelensky pediu que fosse executado um plano global estimado em US$ 500 bilhões para ajudar na reconstrução da Ucrânia. Ele criticou a “força bruta” empregada pela Rússia e pediu “novos precedentes” para apoiar todos os países que buscam a paz no mundo.
“Convido você a participar — com mais de US$ 500 bilhões necessários para reconstruir as cidades e indústrias da Ucrânia”. De acordo com Zelensky, a reconstrução pode ser rápida, eficiente e de alta qualidade.
Ele propôs que “os ativos [russos] devem ser apreendidos ou congelados e alocados em um fundo especial para ajudar todos os afetados pela guerra”. E completou: “Se o agressor perde tudo, isso tira a motivação para iniciar uma guerra”.
Zelensky ainda afirmou que o novo precedente poderia ser estendido a qualquer país invadido por outro. “Minhas propostas são projetadas para combater a fome, a pobreza, o desespero e o caos”, disse ele.
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 102 da Revista Oeste
Perfeito ambos Hermes / André. Um fantoche pouco preparado, toalmente imatura para a função. E o Mundo jogando gasolina na fogueira. Nunca, ninguém ali quis a Paz. Apenas armas + armas + armas.
Óbvio, e o fantoche do crime organizado, acha que iria tocar a vida normalmente. Criou esse caos, com a morte de milhares de ucranianos inocentes, por pura falta de respeito pela soberania russa, fazendo ameaças de mísseis e armas biológicas na fronteira e massacre de separatistas ucranianos, pelas melicias nazistas. Esse é um dos grandes vermes da história da humanidade, e adorado pelos líderes mundiais mais cretinos que o mundo já teve. Ninguém moveu uma palha pela PAZ, só jogaram gasolina na fogueira para ver sangue de inocentes.
Eu ia fazer um comentário sobre o artigo, aí li o que vc escreveu. Usou todos os meus argumentos. Vc está certíssimo.