Uso de drones em atividades agropecuárias é regulamentado

Regras foram publicadas pelo Mapa no Diário Oficial da União
-Publicidade-
Drones são usados na agropecuária desde a aplicação de defensivos agrícolas em lavouras até o monitoramento do rebanho bovino no pasto | Foto: Divulgação/Mapa
Drones são usados na agropecuária desde a aplicação de defensivos agrícolas em lavouras até o monitoramento do rebanho bovino no pasto | Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 298, que estabelece regras para a operação de drones em atividades agropecuárias. Hoje em dia, a ferramenta tecnológica tem sido usada cada vez mais no setor. Assim, as novas diretrizes visam à adequação das exigências legais para a operação de aeronaves remotamente pilotadas.

Leia mais: Drones agrícolas: uso cresce durante pandemia”

Além do registro no Mapa, realizado de forma automatizada pelo Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários, os interessados em operar drones na propriedade necessitarão possuir um profissional qualificado com curso específico — designado como aplicador aeroagrícola remoto. Em determinados casos, também vão precisar de responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal para coordenar as atividades.

-Publicidade-

Em relação aos drones, esses deverão estar devidamente regularizados na Agência Nacional de Aviação Civil.

Leia também: Drone autônomo mais rápido do que pilotos de corrida”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.