Uma vaca chamada Lilica chamou atenção em Minas Gerais ao produzir mais de 100 litros de leite em um único dia. A quantidade passou quatro vezes a média de produção.
Com 650 kg e 2 metros de comprimento, Lilica é da raça girolando meio-sangue e vive na fazenda de Fábio Portugal, em Santa Bárbara do Monte Verde (MG). Ela não recebe cuidados especiais.
Durante um torneio no último fim de semana, Lilica produziu 103 litros de leite em um único dia e superou a média de 23 litros por dia de outras vacas.
“A Lilica realmente é uma vaca diferenciada, pois ela come a mesma ração feita com silagem e milho e recebe o hormônio Lactrotopin, que estimula a produção de leite, assim como as outras”, afirmou o dono, Fábio Portugal.
A produção de leite da vaca Lilica
No torneio, a vaca que ficou em segundo lugar produziu 82 litros. Apesar de sempre ter uma alta produção de leite, a quantidade desta vez surpreendeu até mesmo Fábio Portugal.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
No entanto, Lilica não detém o recorde mundial. Uma outra vaca, chamada Baleia, produziu 132,2 litros de leite no Torneio de Gado Leiteiro de Passos, há um ano.
Segundo Marcos Vinicius Gualberto, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a raça girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil e tem a maior concentração de animais em Minas Gerais.
O especialista também ressaltou que a girolando é a raça que mais cresce no país em termos de produção de sêmen, o que tem aumentado seu reconhecimento nacional e internacional.