Sorriso (MT) figura na primeira posição entre os municípios mais ricos do agronegócio no Brasil. O ranking aparece em um documento que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na segunda-feira 3.
A classificação do Mapa para os municípios mais ricos do agronegócio leva em consideração o valor das lavouras de 2020, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O montante atingido por Sorriso chegou R$ 5,3 bilhões.
De acordo com o levantamento, o ministério revelou que Mato Grosso, além de ter o município mais rico no setor, concentra a maior quantia dos 100 municípios classificados (35). A Bahia ficou com a segunda posição (9). Goiás apareceu na terceira posição (10). Na sequência, estão: Mato Grosso do Sul (13), Minas Gerais (8), São Paulo (6), Pernambuco (1), Maranhão (2), Pará (4), Brasília (1), Piauí (2), Paraná (4), Tocantins (1) e Rio Grande do Sul (2).
Conforme os resultados apresentados, os 100 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro somaram R$ 152 bilhões em lavouras. A soja, o algodão e o milho são os principais produtos responsáveis pelo sucesso desses municípios.
Cerca de 52% do montante obtido por Sorriso veio da soja e 35% do milho. Sapezal (MT) conseguiu 54% do valor de suas lavoras de algodão herbáceo, produto pelo qual o município é conhecido como o maior produtor. Ainda assim, 35,5% da avaliação de sua colheita veio de sua colheita de soja.
Eu também fiquei surpreso por não ver Rondonópolis
AGRO DANDO SHOW!!!!
Mais um TRABALHO JORNALÍSTICO de Excelência da @RevistaOeste, disparado, A Melhor. E ÚNICA CONFIÁVEL MÍDIA DIGITAL DO PAÍS!!
Um único Reparo :- Face à recente ‘aprovação legislativa do congresso’ de VENDA ATÉ 20% DA ÁREA DE MUNICÍPIO PARA ESTRANGEIROS ; é Imprescindível UM COMENTÁRIO de @JRGuzzo e demais membros da Elite do Jornalismo, uma vez que a Bahia (do pt) é a Segunda colocada em números!!! Os “produtores de flango flito” virão COBRAR seu “investimento” na mídia VENAL ..!!!
Tenho a certeza de que os grandes agropecuaristas, como sempre estiveram, encontram-se abismados com o Bradesco, e já vêm prwferenciando o Sicoob e outras cooperativas de crédito
Haverá o dia em que a existência de bancos oficiais, como BB e CEF, se prestarão pelo menos, como controladores de juros. Que se exploda a Febraban!!!
Estão todos de parabéns
Muito sucesso a todos
Surpreso por não ver Rondonópolis/MT na lista.
A área total apta ao plantio do município de Rondonópolis é ” pequeno” e boa parte o relevo não permite , além de estar rodeados de outros pequenos municípios, Rondonópolis é forte no comércio e industrialização de produtos oriundos do Agro.