https://youtu.be/FtKBewJPbdY
(*) “Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o País detém 28,3%. Dos 64 milhões de quilômetros quadrados de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram, e muito, segundo estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais.
A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora tem 3,4%. A Ásia já deteve quase um quarto das florestas mundiais, 23,6%, agora possui 5,5% e segue desmatando. No sentido inverso, a América do Sul, que detinha 18,2% das florestas, agora detém 41,4%, e o grande responsável por esses remanescentes, cuja representatividade cresce ano a ano, é o Brasil.
Se o desflorestamento mundial prosseguir no ritmo atual, o Brasil — por ser um dos que menos desmatou — deverá deter, em breve, quase metade das florestas primárias do planeta. O paradoxo é que, ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal, o País é severamente criticado pelos campeões do desmatamento e alijado da própria memória.”
*Trechos de capítulo publicado no livro de Evaristo de Miranda: Quando o Amazonas corria para o Pacífico – Uma história desconhecida da Amazônia. Ed. Vozes, Petrópolis, 2007. 253p.
Leia a reportagem Os inimigos do Agro, publicada na Edição 99 da Revista Oeste
Apesar de ser um mérito nosso termos a maior floresta e sermos lideres em não desmatar ,o resto do mundo vê isso como um problema pois eles querem oque não terão jamais que são as matas que eles mesmos destruíram e agora olham para o Brasil como se nós fossemos os maiores destruidores de florestas do mundo ,mas isso é porque eles não tem mais florestas e ficam querendo a do vizinho que é mais verde.
A conversa fiada de que a Amazônia é o pulmão do mundo é utilizada até pelo papa.
Todos que fizeram a terceira série primária sabe que são as algas marinhas que produzem a maior quantidade de oxigênio.
Fosse Bolsonaro oferecia um projeto de mais Amazônias no mundo, eles cedem a terra e dinheiro para RH e nós entramos com as àrvores com raiz, semente e tudo o mais.
E, nós brasileiros, outros países sul americanos e russos administramos. Europeus não sabem cuidar de M nenhuma, saquearam e queimaram todas as suas florestas, e também, mataram todos os seus índios. Só sabem destruir tudo e acusar o Brasil.
POXAA!!!
Que legal!! Já estou vendo os discursos…
“”Brasil não deve olha pelo retrovisor e cometer os mesmo erros nossos!”
“”Povo brasileiro! Vocês tem uma riqueza que nós não soubemos aproveitar…Não cometam o mesmo erro””
“O Brasil tem que ter a responsabilidade de não julgar nosso passado, mas de liderar os rumos do planeta..dando exemplo e não acusações.”
“O Brasil foi colonizado por europeus, então também tem parcela de culpa pelo desmatamento em nosso continente. Não aponte o dedo Brasil!””
“Não me interessa o passado. O Brasil tem esta responsabilidade futura para com a humanidade.””
BEM!
A LISTA DE DISCURSOS CALHORDAS É IMENSA…
Chega de fazer videozinhos…. FORTALEÇAM AS FORÇAS ARMADAS.
Europeus e norte americanos não vão parar…nunca!
Vejam o que ocorre com a RUSSIA…
A Inglaterra cobiça as terras russas desde 1600.
Faz bem quem manda o mícron calar a boca! Ele não vale o que come! E não é a Europa que critica o Brasil; é o mícron uns poucos cabeças de bagre. Gente sem noção e sem informação. Como a GB. Burra feito a dilma. Antas que são contra o Brasil. Devem todos irem pros quintos…