Um complexo chamado World Trade Center do Agronegócio está sendo construído em Sinop (MT), com um investimento de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que a obra seja concluída até 2029. A torre principal, de 25 andares, ocupará uma rotatória de 4 mil m². Esse empreendimento reflete a vocação agrícola da cidade, que possui 196 mil habitantes e fica a 481 km de Cuiabá.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O complexo terá dez prédios, divididos entre os setores de hotelaria, hospitalar e educacional. Estima-se que o retorno financeiro será de R$ 6 bilhões. A construção, em parceria com a marca World Trade Center (WTC), começou em abril e foi batizada de Sky 360. Com 106 metros de altura e uma área total de 36 mil m², o prédio será exclusivamente comercial, com 180 salas.
World Trade Center do Agronegócio vai ser o primeiro prédio do mundo em uma rotatória
Douglas Haacke, CEO da construtora Haacke Empreendimentos, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que será o primeiro prédio do mundo erguido em uma rotatória.
“Foi nos mostrado um terreno dentro de uma rotatória e vimos uma viabilidade construtiva”, disse Haacke. “A verdade é que nos encantamos por um terreno circular.”
A cidade de Sinop, localizada no norte de Mato Grosso, é um importante polo agrícola e deve receber a Ferrogrão, ferrovia que transportará grãos do Estado até o Porto de Miritituba, localizado na cidade de Itaituba (PA).
O município de Sinop alterou sua legislação para permitir a construção de edifícios mais altos. “Em algumas regiões, o máximo permitido era prédios de até 21 andares e ampliamos para 26”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano e Habitação da cidade, Luiz Magnani, à Folha. “Já em outras regiões, não tem mais limite.”
Desde a alteração do plano diretor, em 2019, o número de prédios em construção na cidade aumentou de oito para 62. A cidade também firmou parcerias para ampliar a formação de mão de obra no setor da construção civil.
Comparação com outros arranha-céus
O atual arranha-céu mais alto de Mato Grosso é o Niraj Towers, com 250 metros de altura, localizado em Rondonópolis. Já o maior prédio da América Latina é o One Tower, em Balneário Camboriú (SC), com 290 metros. A cidade catarinense poderá ter um edifício ainda maior, o Triumph Tower, com 500 metros de altura.