O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) iniciou o pagamento da segunda parcela do benefício equivalente ao 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios. A gratificação começou a ser paga nesta segunda-feira, 26.
O calendário de pagamento, de acordo com o próprio INSS, vai seguir o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Desta forma, o valor será depositado nesta segunda somente aos beneficiários que recebam um salário mínimo e que tenham o NIS terminado em 1.
Leia mais:
Nos dias seguintes, ainda reservados a aposentados, pensionistas e outros beneficiários que recebam um salário mínimo, o cronograma de pagamento da segunda parcela do 13º será a seguinte, em relação ao último dígito do NIS:
- 2 — 27 de junho;
- 3 — 28 de junho;
- 4 — 29 de junho;
- 5 — 30 de junho;
- 6 — 3 de julho;
- 7 — 4 de julho;
- 8 — 5 de julho;
- 9 — 6 de julho; e
- 10 — 7 de julho.
Assim, o pagamento da segunda parcela do 13º salário deste ano para aposentados e pensionistas será depositado com o benefício referente a maio — isso no caso de quem recebe o mínimo.
Para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, a gratificação começará a ser paga a partir da próxima segunda-feira, 3, e terá o seguinte calendário em relação ao último dígito do NIS:
- 1 e 6 — 3 de julho;
- 2 e 7 — 4 de julho;
- 3 e 8 — 5 de julho;
- 4 e 9 — 6 de julho; e
- 5 e 0 — 7 de julho.
Segunda parcela do 13º salário pelo INSS vai atender cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o pagamento da segunda parcela do 13º salário pelo INSS vai atender cerca de 30 milhões de pessoas, como aposentados, pensionistas e outros beneficiários. Essa operação vai movimentar R$ 62,6 bilhões.
Leia também: “Mercado projeta inflação de 5,06% em 2023”