Um produto químico vazou de um caminhão e contaminou o Rio Seco, na Serra Dona Francisca, em Joinville, região norte de Santa Catarina. O fato aconteceu depois que uma carreta que carregava ácido sulfônico tombou e pegou fogo nesta segunda-feira, 29. O motorista ficou levemente ferido. Com o acidente, o Rio Seco foi tomado por espuma.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
O acidente aconteceu na Estrada da Serra (SC-418), na altura do km 16. O trecho foi interditado por tempo indeterminado. Um motorista que passava no local registrou o momento em que o caminhão colide e tomba.
A Polícia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência e informou que o veículo estava carregado de ácido sulfônico ONU 2586. Ele é utilizado na produção de detergentes e produtos de limpeza em geral.
A Polícia Militar Ambiental de Joinville também foi acionada para monitorar o vazamento. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o acidente.
Joinville capta água de rio atingido
A substância caiu no afluente do Rio Seco e gerou preocupação por desaguar no Rio Cubatão. O local possui uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que precisou ser fechada preventivamente para a captação de água. A maior cidade do Estado, Joinville, utiliza o rio para abastecer o município.
Leia também: “Temporal em SC: jovem de 17 anos morre depois de ser arrastado por correnteza”
A administração municipal abriu um gabinete de crise para apurar a situação. A Companhia Águas de Joinville enviou técnicos para realizar análises e garantir que o produto químico não chegou à rede de distribuição de água. Por causa da interrupção da coleta de água, os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. A interrupção irá ocorrer até que as análises químicas sejam concluídas e comprovado que não há risco para o consumo.
Leia também: “Vídeo: tromba d’água se forma em praia de Florianópolis”
Com a notícia de possível desabastecimento, diversos moradores foram aos mercados para comprarem água e realizarem o estoque. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram consumidores com os carrinhos de supermercado cheio de garrafas ou galões com água.