Estudante de escola pública desde a infância e bolsista na graduação em Direito, a advogada Daniela Gava Duarte, de 26 anos, recebeu aprovação para estudar em nove universidades fora do Brasil.
Pós-graduada em Direito da Família e Direito Previdenciário, a capixaba de Boa Esperança, município do Estado do Espírito Santo, conta que a vontade de estudar no exterior a acompanha desde a adolescência.
No entanto, ela diz que sempre esbarrou em obstáculos que adiaram a concretização de seu sonho.
“Sempre tive o sonho de estudar fora, mas parecia uma realidade muito distante porque venho de uma cidade pequena, sempre estudei em escola pública e, por esses motivos, acreditava que era algo inalcançável”, contou a advogada ao site Terra. “Até tentei passar por alguns processos de intercâmbio na adolescência, mas acabei deixando de lado por um tempo.”
Processo de aplicação da advogada brasileira para estudar no exterior
Em 2022, Daniela decidiu tirar do papel a ideia de estudar no exterior. Formada em Direito em 2019, a advogada passou a procurar por cursos e mentorias voltadas a estudantes em busca de bolsas e programas de estudos fora do Brasil.
“Foram vários meses com instruções de como montar a documentação, currículo, atestado de fluência em inglês, cartas de motivação e recomendação”, explicou Daniela. “Eu comecei em abril de 2022 e, em dezembro, comecei a mandar minha candidatura para as universidades.”
Em fevereiro deste ano, depois de passar no teste do nível de fluência em inglês, Daniela recebeu a aprovação da Universidade Estadual da Pensilvânia. Até maio de 2023, outras oito universidades estrangeiras aprovaram a advogada. No total, ela recebeu sete aprovações nos Estados Unidos e duas na Europa.
Dentre as possibilidades, Daniela escolheu a Universidade de Maryland para estudar. Além da vaga no mestrado, a advogada recebeu da instituição norte-americana uma bolsa parcial para auxiliá-la no custeio de sua estadia nos Estados Unidos.
Parabéns à Dra. Daniela pelo seu empenho e meus votos de muito sucesso !