O ex-deputado estadual de São Paulo Raul Marcelo (Psol) é um dos advogados do líder da Frente Nacional de Luta (FNL), José Rainha Júnior, preso no sábado 4, sob acusação de extorsão a proprietários de terras no oeste paulista.
Raul Marcelo ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa entre 2007 e 2011, entre 2015 e 2019 e, como suplente, em 2021. Ele não conseguiu se reeleger em 2022. Ele é advogado em Sorocaba, onde já foi vereador pelo PT, em 2004, e já disputou a prefeitura quatro vezes, sempre pelo Psol, partido ao qual é filiado desde 2006.
Também representa Rainha o advogado Rodrigo Pinto Chizolini, que é assessor especial de gabinete, lotado na liderança do Psol da Alesp. Segundo o site da Assembleia, ele tem cargo de assessor desde 2007.
O terceiro advogado que representa o líder do FNL no inquérito por extorsão é Sergio Pantaleão, cujas publicações em redes sociais, compartilhando postagens de políticos do Psol, demonstram sua proximidade com o partido.
No domingo 5, os três advogados participaram da audiência de custódia, para tentar colocar Rainha em liberdade, mas o juiz de plantão da Comarca de Presidente Venceslau, Deyvison Heberth dos Reis, afirmou que não havia qualquer irregularidade no cumprimento do mandado de prisão, e, por esse motivo, “não compete a este juízo plantonista rever decisão proferida pelo juízo que decretou a prisão, tampouco caberia a este juízo apreciar questões envolvendo eventuais vícios processuais nos autos principais, dos quais sequer tem acesso em plantão”, afirmou, na ata da audiência.
Os advogados de Rainha, que sustentam que a prisão foi ilegal, podem pedir a reconsideração ao juiz local ou recorrer ao Tribunal de Justiça.
Ué, como um tadinho desse, o Rainha, tem tanto advogado importante a$$im, i$$o cu$ta caro.
Cadeia na Rainha. Tomara que tenha o mesmo destino que a Ana Bolena.
Esse País só irá pra frente e se desenvolver de verdade quando a esquerda for eliminada por completo….
Não acredito que a esquerda tenha que ser eliminada por completo.
Enqto entidades de oposição e fiscalizadoras a esquerda é muito competente.
Mas essas atitudes tomadas pela esquerda brasileira são injustificáveis.
Tudo gente boa.