Mesmo antes de governadores se posicionarem sobre planejamento para retomada das atividades, circulação de pessoas nas ruas aumentou, de acordo com relatório do Google
O Relatório de Mobilidade Comunitária disponibilizado pelo Google aponta, em 22 Estados entre as 27 unidades federativas brasileiras, o afrouxamento do confinamento social solicitado pela maior parte dos governadores devido à pandemia de coronavírus. Os dados comparam o fim de abril com o fim de março.
Apenas cinco Estados mantiveram ou ampliaram o confinamento. Entre eles, Piauí, no Nordeste; na Região Norte, Acre, Amapá, Roraima e Amazonas, que vê a capital, Manaus, sofrer com o colapso do sistema de saúde devido ao vírus.
Em outros sete Estados, os próprios governadores flexibilizaram o confinamento para algumas atividades comerciais.
A ferramenta do Google se baseia em dados de localização de usuários do Google Map, em locais como centros comerciais, restaurantes, estações de trem e pontos de ônibus, e compara a movimentação diária de pessoas em relação ao período entre janeiro e fevereiro deste ano, antes do início do confinamento.
Na comparação do uso de pontos de ônibus, por exemplo, Goiás e Minas Gerais tiveram aumentos de 41% e 43% neste mês frente ao mesmo período de março, quando a crise da covid-19 teve início.
Com relação a estabelecimentos comerciais não essenciais e atividades de lazer, todos os Estados apresentaram mais circulação de pessoas em abril do que no fim de março. Alguns, porém, ainda têm redução de movimentação acima de 60%, como Piauí, Ceará e Paraíba. Os dados são anteriores ao anúncio de planos de flexibilização do confinamento por governadores de Estados como Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.