Afrouxamento de confinamento social já acontece em 22 Estados

Mesmo antes de governadores se posicionarem sobre planejamento para retomadas das atividades, circulação de pessoas nas ruas aumentou de acordo com relatório do Google.
-Publicidade-
Foto: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mesmo antes de governadores se posicionarem sobre planejamento para retomada das atividades, circulação de pessoas nas ruas aumentou, de acordo com relatório do Google

Foto: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
-Publicidade-

O Relatório de Mobilidade Comunitária disponibilizado pelo Google aponta, em 22 Estados entre as 27 unidades federativas brasileiras, o afrouxamento do confinamento social solicitado pela maior parte dos governadores devido à pandemia de coronavírus. Os dados comparam o fim de abril com o fim de março.

Apenas cinco Estados mantiveram ou ampliaram o confinamento. Entre eles, Piauí, no Nordeste; na Região Norte, Acre, Amapá, Roraima e Amazonas, que vê a capital, Manaus, sofrer com o colapso do sistema de saúde devido ao vírus.

Em outros sete Estados, os próprios governadores flexibilizaram o confinamento para algumas atividades comerciais.

A ferramenta do Google se baseia em dados de localização de usuários do Google Map, em locais como centros comerciais, restaurantes, estações de trem e pontos de ônibus, e compara a movimentação diária de pessoas em relação ao período entre janeiro e fevereiro deste ano, antes do início do confinamento.

Na comparação do uso de pontos de ônibus, por exemplo, Goiás e Minas Gerais tiveram aumentos de 41% e 43% neste mês frente ao mesmo período de março, quando a crise da covid-19 teve início.

Com relação a estabelecimentos comerciais não essenciais e atividades de lazer, todos os Estados apresentaram mais circulação de pessoas em abril do que no fim de março. Alguns, porém, ainda têm redução de movimentação acima de 60%, como Piauí, Ceará e Paraíba. Os dados são anteriores ao anúncio de planos de flexibilização do confinamento por governadores de Estados como Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site