A Advocacia-Geral da União (AGU) determinou a apuração da divulgação de fake news e desinformação sobre o transporte de coração a que foi submetido o apresentador de televisão Fausto Silva, o Faustão.
Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a apuração será feita pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão criado em janeiro sob muitas críticas, já que o Poder Executivo pode decidir o que é verdade e o que é desinformação.
+ Deputado entra na Justiça contra ‘Ministério da Verdade’ de Lula
Segundo o Ministério da Saúde, o programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células brasileiro é considerado o maior do mundo. Entretanto, em razão da rapidez com que Faustão conseguiu um coração para o transplante, muitas pessoas, em publicações nas redes sociais, questionaram os critérios e a transparência do programa. O apresentador ficou sete dias na fila.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Messias classificou as postagens como “fake news sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT)”. “Determinei a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) que avalie a situação e atue de imediato na proteção dessa importante política pública para o país.”
Faustão era o segundo da fila de prioridade de transplante
De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o responsável por 88% dos transplantes realizados no país e “tem empenhado esforços, sobretudo, na formulação de estratégias que visem ao aumento da oferta e redução do tempo de espera pelos pacientes em lista”. Em quantidade, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos.
No caso de Faustão, em razão do estado de saúde grave, o apresentador ocupava o segundo lugar da fila de espera por um coração. A equipe médica do paciente do primeiro lugar da fila recusou o órgão. Então, os médicos responsáveis pelo apresentador aceitaram a oferta do coração na madrugada do domingo 27.
+ Por que Faustão recebeu um novo coração, depois de 7 dias na fila para transplantes
O apresentador tem o tipo sanguíneo B, para o qual o tempo de espera por um transplante de coração costuma ser de um a três meses. A cirurgia dele foi realizada 22 dias depois de ser internado no Hospital Albert Einstein.
Segundo o painel do Sistema Nacional de Transplantes, quase 400 pessoas aguardam um novo coração no Brasil.
E todas as Fake News que os esquerdálias fazem diariamente contra a direita não serão investigadas Sr. Bessias ?
As 700 milhões de pessoas q segundo o Lula, o Bolsonaro matou, será uma fake news? Ou não? Vai investigar não Sr Dr.Messias ?
O PT e o descondenado propagam por aí que houve um golpe de estado contra Dilmanta.
Não é fake News?
Não vão apurar??
Añ hãn… Sei.