O ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) anunciou nesta quinta-feira, 18, que aceitou o convite do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para assumir a Secretaria de Relações Internacionais. Ele vai substituir Marta Suplicy, que deixou o cargo na semana passada para retornar ao PT e compor a chapa com Guilherme Boulos (Psol) nas eleições municipais.
Nunes formalizou o convite nesta quarta-feira, 17, em conversa com Rebelo ocorrida em seu gabinete na prefeitura.
Para tomar posse no novo cargo, Rebelo optou por se licenciar do PDT, partido que apoia Boulos, pré-candidato psolista para prefeito da capital. Nunes também estará na corrida eleitoral, buscando garantir sua permanência na gestão da maior cidade do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Pedirei licença do PDT pelo período que ocupar a função [em SP]”, disse Rebelo em sua conta no Twitter/X.
Relembre os cargos ocupados por Aldo Rebelo no governo federal
Conhecido comunista na cena política brasileira, Rebelo foi deputado federal por cinco mandatos pelo PCdoB. O político, que nos últimos tempos não tem poupado críticas ao governo petista, esteve presente como ministro em diferentes pastas tanto no governo anterior de Lula quanto na gestão de Dilma.
No primeiro mandato de Lula, entre 2004 e 2005, Rebelo foi ministro da Coordenação Política; de 2011 a 2015, já no governo Dilma, ele foi nomeado Ministro da Defesa; ainda em 2015, foi transferido para a pasta do Esporte.
Leia também: “8 de janeiro: tentativa de golpe é ‘fantasia’, diz ex-ministro de Lula e Dilma”
Veja o panorama inicial das intenções de voto com especulação de alguns nomes para a Prefeitura de São Paulo
A pesquisa Atlas Intel, divulgada em 1º de janeiro, revela que Boulos lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 29,5% das intenções de voto. O atual prefeito, Ricardo Nunes, apareceu com 18%, tecnicamente empatado com Ricardo Salles (PL), que registrou 17,6%.
Outros nomes mencionados na pesquisa incluem Tábata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União), com 6,2% e 5,3%, respectivamente. Entre os entrevistados, 14,1% não souberam ou não quiseram responder. Outros 8% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
Leia também: “PT aprova filiação de Marta e recusa prévias para vice de Boulos nas eleições de São Paulo”
Este cara embora tenha seu partido, suas opiniões, TEM DEMONSTRADO BOM SENSO NAS SUAS OPINIÕES…..
Concordo contigo David.
Nada melhor do que um ex-comunista arrependido.
Na idade dele, não é fácil admitir que a ideologia de esquerda é pior do que qualquer outra.