O perfil de fofoca Choquei não foi o único a divulgar o conteúdo difamatório envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, e o humorista Whindersson Nunes. Antes, outras duas páginas de boatos deram vez ao boato: Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com 1,3 milhão de seguidores no Instagram, o Garoto do Blog (@garotxdoblog) é de responsabilidade do mato-grossense Gabriel Dias. Atualmente com 24 anos, ele criou a página em 2019. O nome da conta foi inspirado na série de TV norte-americana Gossip Girl (“Garota da Fofoca”, em tradução livre, apesar de a versão em português da produção ter sido batizada de A Garota do Blog).
Em entrevista concedida ao site MídiaNews em maio de 2020, Dias se orgulhava do fato de a sua página ter feito sucesso à custa de fofoca envolvendo o então casal de atores José Loreto e Débora Nascimento. O Garoto do Blog começou a viralizar com a separação dos artistas.
“Foi uma fonte anônima com alguns prints e conversas”, disse Dias, a respeito da história entre Loreto e Débora, indicando, já em 2020, que não se dedicava a apurar antes de publicar. “Fui soltando aos poucos e isso foi viralizando e não achava que ia ser desse jeito, mas deu certo e continuei.”
Leia também:
Página derrubada por violação de direitos autorais
Na mesma entrevista, Dias lembrou que sua primeira empreitada como influenciador digital de fofoca foi criar, em 2017, um perfil — Babado Real — no Instagram para tecer comentários relacionados ao reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo. Por violação de direitos autorais, a plataforma derrubou a página.
Apesar de ter sido o primeiro grande perfil a divulgar a difamação envolvendo Jéssica e Whindersson, o Garoto do Blog não se desculpou — e seguiu publicando fofocas em escala industrial. Ao ser alvo do boato de que estaria se envolvendo com o humorista, a jovem cometeu suicídio no último dia 22.
De empresário a divulgador de fofocas
Choquei e Garoto do Blog não estiveram sozinhos no caso de difamação que culminou no suicídio de Jéssica. Com 23 milhões de seguidores no Instagram, o Alfinetadas dos Famosos (@alfinetei) deu vez ao boato envolvendo a jovem, que era do interior de Minas Gerais, e o humorista.
Leia também: “Nikolas Ferreira questiona: ‘A Polícia Federal não bateu na porta do Choquei até agora?””
Assim como Dias e seu Garoto do Blog, o Alfinetadas dos Famosos seguiu — e ainda segue — com divulgação massiva de boatos e conteúdos sobre celebridades. Somente da última quinta-feira, 28, até às 11h deste sábado, 30, o perfil fez ao menos 130 novas postagens no Instagram. Não consta, no entanto, nenhum pedido de desculpas pela publicação da fofoca sobre Jéssica e Whindersson, que, aliás, negaram manter qualquer tipo de relacionamento.
O empresário Marcos Almeida é a pessoa por trás do Alfinetadas dos Famosos, conforme registrou o site Observatório dos Famosos em reportagem de agosto de 2022. Detalhe, o perfil, que ajudou a disseminar o boato sobre a jovem Jéssica, ganhou elogios do Observatório dos Famosos. Segundo o site, o perfil administrado por Almeida fazia “questão de ter notícias únicas e confiáveis”.
Nas redes sociais, Almeida se apresenta como “CEO” de outra página de fofoca no Instagram, o Babadeira (@babadeira), que conta com 2 milhões de seguidores. No início deste mês, ele esteve no evento “Farofa da Gkay”, evento anual que reúne subcelebridades da TV e da internet.
Agenciados por empresa de Preta Gil
Os perfis Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos têm ao menos um outro ponto em comum. Além de disseminarem a fofoca tendo Jéssica Vitória Canedo e Whindersson Nunes como alvos, as duas páginas tinham — ao menos até o último fim de semana — ligação com a Mynd8, agência de marketing de influência que tem a cantora Preta Gil como sócia-diretora e a jornalista Fatima Pissarra como CEO.
Leia também: “Agência que gerenciava Choquei recebeu R$ 1 milhão em contratos com o governo”
Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos apareciam, até o último fim de semana, como parte do “casting” da Mynd8, ou seja, eram agenciados pela empresa de Preta e Fatima. As menções aos dois perfis de fofocas, contudo, foram retiradas do site da agência no decorrer desta semana.
Na última terça-feira, 26, ou seja, quatro dias depois do suicídio de Jéssica, a Mynd8 divulgou uma nota sobre o caso. “Lamentamos profundamente”, afirmou a empresa, sobre a morte da jovem. No comunicado, a agência limitou-se a informar que não mantinha parceria com o Choquei desde 2021. Não citou, em nenhuma linha, a relação dela com os perfis Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos.
Não há registros de pedido de desculpas nas páginas pessoais de Fatima Pissarra e Preta Gil nas redes sociais.
Leia também: “Depois do escândalo sobre o Choquei, Lula assina decreto de ‘regulação cibernética'”
E ainda: “A censura tem pressa. Eles vão tentar de novo”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 167 da Revista Oeste
Só de pensar nesta quantidade de sites de fofocas, me lembra um animal com bicheira.
Deveriam ser cortados das redes sociais imediatamente.
Primeiro cortem, depois provem que é inocente.
Imagino o que deve estar acontecendo nos bastidores desses sites para débeis mentais, a velocidade do apagar de arquivos e a velocidade das investigações dessa polícia civil de Minas Gerais, é de uma diferença abissal, fora de qualquer comparação. Quando a polícia dá um passo, esses caras dão vários passos adiante, se distanciando cada vez mais. Jamais serão pegos, essa é a nossa realidade.
Sabe o que esses lixos tem em comum!?!
São todos gays…os tais empáticos…são mentirosos, pervertidos e odiosos.
O REAL problema é quem segue isso…esses lixos…inclusive a suicida!
20 milhões é o público PTralhas…..que se matem!
Nesse lamaçal tem sempre alguém ligado à extrema-esquerda que manda no país há, pelo menos, cerca de três décadas. Essa mesma extrema-esquerda, obsoleta, corrupta, oportunista, usa a bandalheira dessa mesma gente dela para alavancar a censura no país.
Que tipo de gente se interessa por isso?
É muito lixo.