A página Choquei voltou a postar nas redes sociais. Na tarde desta quinta-feira, 28, o perfil informou que o dono da conta, Raphael Sousa, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais. Ele teve de falar sobre o caso envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com 22 anos, Jéssica foi vítima de difamação repercutida pelo Choquei, que tem 20 milhões de seguidores somente no Instagram, na semana passada. O perfil de fofoca compartilhou a montagem em que a jovem aparecia trocando mensagens amorosas com o humorista Whindersson Nunes. Ela, que chegou a ser ironizada por Sousa ao negar o boato, cometeu suicídio na última sexta-feira, 22.
Depois da repercussão da morte de Jéssica, o Choquei estava sem publicar novos conteúdos nas redes sociais desde o fim de semana. Agora, em conteúdo intitulado de “nota oficial”, o perfil afirma lamentar “profundamente” o caso envolvendo a jovem alvo de difamação.
Leia mais:
A nova nota apresenta tom diferente do comunicado de 23 de dezembro. Na ocasião, o perfil, em conteúdo assinado pela advogada Adélia Soares, o perfil negou ter qualquer responsabilidade pela morte de Jéssica. Adélia deixou de atender o Choquei no mesmo dia. O material de agora não tem o aval de nenhum escritório de advocacia.
O novo conteúdo do Choquei não está aberto para comentários dos internautas no Instagram. No Twitter, no entanto, o público pode comentar a postagem.
Nota oficial. pic.twitter.com/2TcPlrNkx4
— CHOQUEI (@choquei) December 28, 2023
A postagem com a “nota oficial” do Choquei ocorre um dia depois de a família de Jéssica informar que vai lutar para que os responsáveis pela morte dela sejam devidamente punidos pela Justiça brasileira.
Choquei afirma que apenas “republicou” uma notícia falsa
Na nota desta quinta-feira, o Choquei afirma que não foi o responsável por publicar o boato envolvendo Jéssica e Whindersson. O perfil admite que deu espaço para uma notícia falsa, mas ressalta que a republicou de uma outra conta das redes sociais.
Os responsáveis pelo Choquei não citam, no entanto, o nome do perfil que publicou originalmente a agora admitida notícia falsa: o Garoto do Blog, que até o último fim de semana aparecia na lista de parceiros da Mynd8, agência de marketing de influência que tem a cantora Preta Gil como sócia-diretora e a jornalista Fatima Pissarra como CEO. A agência teve o Choquei em seu “casting” até 2021.
Leia também: “Choquei: agência que gerenciava perfil se posiciona sobre caso de difamação”
O comunicado do Choquei também não menciona, a saber, o fato de seu criador, Raphael Sousa, ter debochado do desabafo de Jéssica diante da repercussão do boato disseminado pelo perfil. O dono do Choquei pediu para os seguidores avisá-la de que “a redação do Enem já passou”. “Pelo amor de Deus!”, enfatizou Sousa, que apagou a mensagem e, posteriormente, restringiu o acesso aos conteúdos de sua conta no Instagram.
Agora, o Choquei afirma prestar “solidariedade e total apoio” à família de Jéssica.
Leia também: “Quem é Raphael Sousa, criador da polêmica página Choquei”
Nem sei, diante da lei, o que pode ser feito para punir esse vagabundo. O que sei é que, quem continua curtindo as postagens desses irresponsáveis, suja as mãos com o sangue dessa linda jovem.
Ganhou muito dinheiro do 9 dedos esse vagabundo
Cadeia JÁ !!!
Família, contrate um advogado para os representar para injuria e difamação e danos morais, sugiro para representar a causa o iminente advogado Dr. Thiago Pavinatto, mexendo nos bolsos deles que irão servir de exemplo para os demais difamadores da honra alheia. Quanto a parte jurídica provavelmente irão se safar.
A família é pobre.
Este Rafael Souza é um vigarista, covarde e criminoso.
Cadeia para ele já.