A Região Norte do Brasil recebe alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira, 14. A entidade aponta para chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, que vão de 40 a 60 km/h.
O alerta amarelo indica “perigo potencial”, conforme descrição do Inmet. Na escala, há ainda o alerta laranja e o alerta vermelho, que são, respectivamente, “perigo” e “grande perigo”.
Apesar do cenário de chuva e ventos intensos na Região Norte, há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas, segundo o instituto.
+ “Fenômeno El Niño vai ter forte influência sobre o clima de dezembro“
Determinadas áreas serão afetadas pela chuva e pela ventania, de acordo com a previsão. São elas: parte ocidental e oriental do Tocantins; o Vale do Acre; o sudeste e sudoeste do Pará; o norte, o nordeste e o sudoeste do Mato-Grosso; o leste de Rondônia; o norte e o sul de Roraima; e o centro, o sudoeste, o baixo, o norte e o sul amazonenses. Também serão palco de chuva e ventania o sul maranhense, a Madeira-Guaporé, o Vale do Juruá e o noroeste de Goiás.
Seca no Nordeste e chuva no Amazonas: saiba como ficará o clima nas próximas duas semanas
Para as próximas duas semanas, os meteorologistas apontam muita seca no Nordeste e chuva no Amazonas. Até a segunda-feira 18, o Norte terá pancadas de chuva no Amazonas, no Acre, em Rondônia, no Pará, no nordeste do Amapá e no Tocantins. Ainda há possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. As demais áreas terão pancadas de chuva isoladas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Para a Região Nordeste, no mesmo período, a indicação dos meteorologistas é de tempo quente e seco. Contudo, existe a possiblidade de chuva isolada no oeste do Maranhão, no Piauí e na Bahia.
????️ #Previsão: Confira a previsão do tempo para todo o Brasil entre os dias 11 e 27 de dezembro de 2023 no #Informativo Meteorológico Semanal n°49 (11/12).
— INMET (@inmet_) December 11, 2023
Veja a previsão completa aqui ???? https://t.co/bJxbC1B0fb
+???? pic.twitter.com/K6D3gKixGg
Leia também: “A fraude do clima”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 181 da Revista Oeste