O litoral do Nordeste enfrenta vendaval e ventos costeiros neste fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há dois alertas na cor amarela para a região. Os avisos, divulgados nesta sexta-feira, 11, são de cor amarela e indicam “perigo potencial” aos moradores.
Os dois alertas tiveram início na manhã desta sexta-feira e estarão ativos até as 18h do próximo domingo, 13. O aviso por vendaval atinge a divisa dos Estados do Piauí e do Ceará. Há possibilidade de vendaval de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores.
As áreas atingidas pelo alerta de vendaval
- Noroeste cearense;
- Sertões cearenses;
- Centro-norte piauiense; e
- Norte piauiense.
Vendaval é um vento forte e geralmente tempestuoso, que pode causar danos significativos. Ele é caracterizado por rajadas intensas e contínuas, muitas vezes associado a tempestades ou frentes frias. O vendaval pode afetar tanto áreas costeiras quanto interiores, provocando deslizamentos, quedas de árvores e danos a estruturas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Já no litoral, o alerta é de ventos costeiros. O instituto não divulgou a previsão de velocidade máxima dos ventos que devem atingir a região. “Haverá a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”, informou o Inmet.
Áreas afetadas pelo aviso de ventos costeiros
- Litoral do Piauí;
- Litoral do Ceará;
- Litoral do Rio Grande do Norte;
- Região Metropolitana de Fortaleza; e
- Região Metropolitana de Natal.
Ventos costeiros são padrões de vento que ocorrem nas proximidades de áreas litorâneas. Esses ventos são influenciados pela diferença de temperatura entre a terra e o mar. Os ventos costumam ser menos intensos que um vendaval. Os ventos costeiros costumam movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
O Inmet divulgou instruções para os moradores das áreas atingidas. O órgão orienta a população a entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, em caso de necessidade de ajuda.
“Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas”, informou o Inmet. “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.”