O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo, 14, um alerta de “perigo” de chuvas intensas para os trechos de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. O alerta é válido até as 10h da segunda-feira 15.
O aviso, classificado pela cor laranja, indica a possibilidade de chuvas intensas, podendo atingir entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora.
+ Entenda por que o varão está com temperaturas mais amenas
“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, alerta o instituto. Caso a previsão se confirme, os técnicos do Inmet recomendam que as pessoas não se abriguem sob árvores e não estacionem veículos perto de torres de transmissão nem de placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”
As principais áreas afetadas devem ser o centro, norte, noroeste e leste de Goiás; Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o centro, norte, noroeste e oeste de Minas Gerais; Distrito Federal; Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.
Grande perigo de tempestades no RJ, ES e MG
Neste sábado, 13, o Inmet publicou um alerta de “grande perigo” de tempestades na maior parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Zona da Mata, Minas Gerais. O alerta é válido até este domingo, podendo ser prorrogado de acordo com as condições meteorológicas.
+ Leia mais notícias do Brasil na Revista Oeste
O órgão destaca riscos potenciais de chuvas com volume superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.
Leia também: “Nordeste brasileiro luta para recuperar rotas internacionais pós-pandemia”