publicidade
Brasil

Vereador invade sala de UBS, e paciente morre depois

Wladimir Canuto diz que foi fiscalizar lentidão em atendimento; médicos se revoltam

O município Felício dos Santos, na região central de Minas Gerais, viveu grande polêmica em razão do comportamento do vereador Wladimir Canuto, que teria invadido uma sala de emergência na UBS | Foto: Reprodução/Redes sociais
O município Felício dos Santos, na região central de Minas Gerais, viveu grande polêmica em razão do comportamento do vereador Wladimir Canuto, que teria invadido uma sala de emergência na UBS | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Felício dos Santos, em Minas Gerais, emitiu uma nota de repúdio contra o vereador Wladimir Canuto (Avante). A manifestação se deu horas depois de o parlamentar invadir uma sala de emergência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A invasão ocorreu durante o atendimento a um paciente em estado gravíssimo, que depois morreu. 

O prefeito Weniton William França (PRD) afirmou no comunicado que o vereador entrou no espaço “de maneira abrupta e injustificada” enquanto propagava “agressões verbais” contra servidores. O vereador, por sua vez, se defendeu ao dizer que foi fiscalizar a demora no atendimento a outros cidadãos.

Receba nossas atualizações

Vereador agrediu servidor, acusa prefeitura

De acordo com a prefeitura, durante a ação, Canuto teria agredido fisicamente uma das servidoras. O político teria entrado na sala vermelha — local em que são atendidas pessoas com quadro crítico — na última segunda-feira, 3, em um momento “delicado de atendimento a paciente sob risco de morte”.

Na terça-feira 4, Canuto rebateu as afirmações da prefeitura por meio de um vídeo no Instagram. Ele disse ter sido chamado à UBS por um cidadão que reclamava da demora do atendimento. Do mesmo modo, teria ouvido na recepção que os dois médicos contratados estavam no atendimento de emergências.

O político então teria escutado do marido de uma mulher — que, segundo ele, “chorava de dor na coluna” e já aguardava havia duas horas — que esses dois casos críticos haviam sido transferidos. Foi então que ele teria decidido averiguar o que faziam os dois médicos da UBS. Canuto reconheceu ter entrado, sem autorização, num local em que “várias pessoas” atendiam um paciente.

“Sou fiscal do município. O salário que todos os funcionários da prefeitura recebem, eu fiscalizo. Eu tenho que ver se estão trabalhando de acordo, se são merecedores. Uma atendente me disse que eu não poderia entrar, e eu disse: ‘Eu posso’. Quando entrei, me deparei com o médico sentado na cadeira dele, mexendo no celular. Perguntei: ‘Tem emergência on-line, é isso?'”.

Parlamentar confirma agressão verbal

Ele continuou: “Pedi para ver o outro médico. Disseram que eu não poderia entrar na sala. Eu simplesmente abri a porta, aí vi que tinha muita gente lá dentro. Eu só perguntei se tinha médico na sala, a médica respondeu, e fechei a porta”. Canuto negou qualquer ataque físico, mas confirmou as agressões verbais. Ele prometeu que fará ações semelhantes na UBS no futuro.

Na mensagem de Canuto no Instagram, uma das médicas se disse indignada. Já a neta do paciente morto escreveu: “Esperava um pedido de desculpa para toda a equipe que estava em atendimento. Mas me deparo com esse vídeo cheio de prepotência e arrogância. Você não tem postura nenhuma! Antes de ser um vereador fiscalizador, deveria ser humano!”

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade