A prefeitura de Pará de Minas MG divulgou um comunicado com status de “alerta máximo” recomendando que moradores na vizinhança da Usina do Carioca deixem suas casas imediatamente. A causa para o alerta é o “alto risco de rompimento da barragem” e segundo o jornal Correio Braziliense, o alerta é dirigido também a moradores de municípios vizinhos, como Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.
Este foi o aviso da prefeitura divulgado pelas redes sociais:
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2022/01/casquilho.jpg)
Foram montados pontos de apoio para pessoas que não tenham parentes próximos ou outro destino para se refugiar. Os pontos funcionam no bairro do Carioca, no posto de saúde e num salão ao lado da igreja principal.
Este vídeo mostra um soldado do Corpo de Bombeiros apelando à população para que abandone o local:
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/-mzi-Lx83_8/hqdefault.jpg)
A localização da região ameaçada, a oeste de Belo Horizonte:
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2022/01/minas.jpg)
É o de sempre, a desgraça do privado não se preocupa com o meio ambiente e muito menos com o ser humano, o lucro acima de tudo, dana-se o resto.
ESTARRECEDOR é como tem pessoas ignorante nesse pais…ainda querem contestar…”aaahhh…mas pra onde eu vou?!!?”
GENTE CHATA! Sempre choramingando ao invés de AGIR!
CORRAAaaa!! depois se chora…
A tragédia de Capitolio é a mesma coisa… estavam vendo o incremento horripilante das águas da cachoeira…
Os barqueiros SABIAM SIM da instabilidade do local…
Brincadeira o ser humano viu…
BEM!!
Depois de tantos idiotas que vi nessa pandemia…quem está sendo bobão em AINDA esperar discernimento de seres humanos…SOU EU!
Você é o fodão, sabe de tudo. Não duvido de nada que está só esperando os pobres coitados saírem de suas casas. É bom eles ficarem de olho nos malandros, tem muitos por aí.
Até o bombeiro militar disse com todas as letras que as forças de segurança vão abandonar o local. Então quem ficará para garantir os pertences dos cidadãos?
Nos colocando no lugar dessa gente, se sente a extrema gravidade da situação. Deixar as casas e seus pertences, sem saber se na volta não estará tudo destruído, ou no melhor dos casos, apenas roubados por bandidos, não é nada fácil para quem já é tão desprovido de recursos.
Toda a solidariedade a este pobre povo.
Exigir que as proprietárias das barragens façam barragens de concreto e aço. Até quando irão assassinar pessoas e ficar impunes? O Roberto Jeferson chegou a dizer que o Rodrigo Pacheco tem ação de bilhões no STF, a favor da Vale Do Rio Doce. Desse jeito os familiares que tiveram familiares assassinados não receberão nunca
Se for verdade o que Jeferson disse
Infelizmente é verdade. Por isso o Pacheco não move uma palha contra os ministros do STF, pois precisa dos favores para sua firma de advocacia conseguir reduzir a indenização que a Vale terá de pagar aos afetados, já que a firma dele está representando a defesa da mesma.
A previsão da meteorologia aqui para o norte do estado, é de pelo menos mais seis dias de chuva. Lá para região central, chove muito mais que aqui, então…sai de baixo. Agora esse alerta do bombeiro aí, não está meio exagerado, 70 metros de água?! É muito metro. Vai ver que é para assombrar os incrédulos, só pode.