O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou às 10 horas deste domingo, 12, alerta vermelho em decorrência de acumulados de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, que representa “grande perigo”, é válido até as 10 horas de segunda-feira 13.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Mais uma vez, a equipe do Inmet aproveita para reforçar o que, na prática, significa um alerta vermelho em relação a acumulados de chuva em determinada área do país. O instituto informa que o aviso indica chuva superior a 60 mm ou acima de 100 mm durante um único dia.
Dessa forma, os meteorologistas avisam: problemas podem ocorrer. Isso tanto para a parte da infraestrutura quanto para as atividades agrícolas.
Leia mais:
“Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, avisa a equipe do Inmet, a respeito de eventuais problemas a serem provocados pelo acumulado de chuva em municípios espalhados pelo Rio Grande do Sul. “Grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”
Diante da possibilidade de transtornos em cidades gaúchas, o Inmet divulga quatro instruções para a área afetada pelo alerta vermelho por causa do acumulado de chuva:
- desligar aparelhos elétricos ou até mesmo o quadro geral de energia;
- observar alteração nas encostas;
- permanecer em local abrigado; e
- em caso de situação de inundação, ou similar, proteger da água pertences envoltos em sacos plásticos.
Regiões do Rio Grande do Sul com “grande perigo” por causa do alerta vermelho de acumulado de chuva
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho da vez em decorrência do acumulado de chuva vale para sete áreas do Rio Grande do Sul:
- Sudoeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Região Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense;
- Nordeste Rio-grandense; e
- Centro Oriental Rio-grandense
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Gaúchos, não se preocupem, o governador by tholah, que vocês reelegeram, vai pra outra festa com o seu marido, no nordeste talvez. Lá chove menos.