O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta vermelho em decorrência de acumulado de chuva em faixa que abrange partes dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ativo desde o início da madrugada deste sábado, 13, o aviso tem previsão de permanecer ativo até as 10 horas de hoje.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme o Inmet, alerta vermelho representa “grande perigo” para a ocorrência de eventuais problemas por causa de fenômenos climáticos adversos. Para o acumulado de chuva desta vez, o instituto meteorológico avisa que o volume de água pode ultrapassar os 100 mm na área afetada pelo alerta vermelho.
Leia mais:
Em razão disso, regiões paulistas e fluminenses podem ter que lidar com transtornos. Rios, por exemplo, correm o risco de transbordar na manhã deste sábado.
“Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, informa o Inmet. “Grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”
Diante da possibilidade do acumulado de chuva, o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, lista quatro instruções para quem estiver na área de atuação do alerta vermelho da manhã deste sábado:
- desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia;
- observar alteração nas encostas;
- permanecer em local abrigado; e
- em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Área afetada pelo alerta vermelho de acumulado de chuva
O alerta vermelho de acumulado de chuva da manhã deste sábado abrange, de acordo com o Inmet, 19 municípios. Em geral, eles estão localizados no litoral norte paulista, no litoral sul fluminense e em parte da região da Serra do Mar.
Leia também: “Vídeo: ‘monstruosa’ onda ‘engole’ navio de cruzeiro”
Confira, a seguir, a lista das cidades que estão em alerta por causa da chuva:
- São Paulo
Arapeí, Areias, Bananal, Caraguatatuba, Cunha, Ilhabela, Lagoinha, Natividade da Serra, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Ubatuba.
- Rio de Janeiro
Angra dos Reis, Barra Mansa, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Piraí e Rio Claro.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste