O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitiu cinco alertas para quase todos os Estados do país devido ao risco de chuvas intensas, acúmulo de chuva e ventos costeiros.
O primeiro alerta amarelo (perigo potencial) emitido pelo Inmet devido ao risco de chuvas intensas atinge quase todos os Estados. Apenas o Estado de Roraima não aparece nas previsões do Inmet para este início de semana (confira no mapa abaixo).
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para as regiões atingidas, o Inmet prevê “chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h)”.
Apesar do aviso, o instituto prevê “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.

Alertas laranjas para chuvas intensas
O Inmet também emitiu dois alertas laranjas (perigo) em decorrência do risco de chuvas intensas. O primeiro atinge seis Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O instituto prevê “chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)” e “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.”

O Instituto sugeriu as seguintes medidas à população:
- não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento;
- se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O segundo alerta laranja para chuvas intensas atinge os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará.
Acúmulo de chuvas e ventos costeiros
Em outros dois comunicados, o Inmet alerta para o risco de acúmulo de chuvas e ventos costeiros. O primeiro atinge os Estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O Inmet publicou as seguintes orientações:
- evite enfrentar o mau tempo;
- observe alteração nas encostas;
- se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e
- Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
O segundo alerta, para ventos costeiros, atinge a Região Metropolitana de Porto Alegre e o sudeste rio-grandense.
O Inmet ainda indicou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros
(193) em caso de dúvidas. O instituto representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Leia também: “Imagem da Semana: A utopia da Biosfera 2”, coluna de Daniela Giorno, publicada na Edição 289 da Revista Oeste





































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.