O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas relacionados a ventos costeiros e tempestades em diferentes áreas do Brasil. Quatro deles estão classificados na cor laranja, que representa perigo.
Em relação aos ventos costeiros, o Inmet avisa que eles deverão ocorrer das 21 horas desta sexta-feira, 3, até as 15 horas deste sábado, 4. O alerta, justamente na cor laranja, vale para a faixa leste que vai do sul gaúcho até a área próxima a Joinville (SC).
Leia mais:
Também restrito à Região Sul há alerta laranja de tempestade. Conforme a meteorologia, a chuvarada requer atenção até as 21 horas desta sexta-feira. De acordo com o aviso, pode chover até 100 mm sobre a faixa que engloba a totalidade dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, além de boa parte do Rio Grande do Sul (com exceção do oeste e do centro-sul). Essa parte do país ainda corre o risco de registrar ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, avisa o Inmet, em relação ao alerta laranja de tempestade no Sul do país.
A tempestade também provoca a divulgação de alerta laranja para o Sudeste. De acordo com a previsão do tempo, tal condição climática vai ocorrer das 14 horas desta sexta-feira até as 6 horas de sábado sobre áreas de dois Estados: São Paulo (litoral norte e Vale do Paraíba) e Rio de Janeiro (metade sul).
Ativo desde a manhã de hoje e com previsão de durar até as 10 horas de amanhã, o outro alerta laranja de tempestade da vez abrange áreas espalhadas por quatro das cinco regiões do país:
- Sudeste
Minas Gerais (central, zona da mata, oeste e noroeste).
- Centro-Oeste
Distrito Federal;
Goiás (metade norte); e
Mato Grosso (extremo leste).
- Norte
Tocantins (extremo sul).
- Nordeste
Bahia (oeste).
Alertas em amarelo: sem ventos costeiros, mas com tempestades e chuvas intensas pelo Brasil
Para a sexta e o sábado, o Inmet também conta com outros três alertas, mas que aparecem na cor amarela. Eles são, a saber, referentes a chuvas intensas e mais tempestades. Não há, contudo, outros avisos sobre ventos costeiros.
Leia também: “Furacão em Acapulco: autoridades do México buscam desaparecidos”
Até o fim da noite de hoje, o instituto avisa que a faixa que engloba parte do Sudeste e do Centro-Oeste contará com tempestade. Em amarelo, isso significa que pode chover até 50 mm sobre essa parte do país. Além disso, os acumulados terão a companhia de queda de granizo e ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Tal aviso vale para São Paulo (exceto Vale do Paraíba e litoral norte), Minas Gerais (somente Triângulo Mineiro), Mato Grosso do Sul (metade leste), Mato Grosso (extremo sudeste) e Goiás (extremo sul).
Alerta amarelo para 11 Estados
Há, contudo, outro alerta amarelo referente a ocorrência de tempestades. De acordo com o Inmet, essa condição climática, que ficará ativa até as 10 horas de sábado, requer a atenção de áreas espalhadas por 11 Estados:
- Goiás (faixa que cruz o centro-sul);
- Mato Grosso (área central e nordeste);
- Pará (sudeste);
- Tocantins (exceto o extremo sul);
- Maranhão (metade sul);
- Piauí (metade sul);
- Bahia (noroeste, faixa que cruza a parte central e extremo sul);
- Minas Gerais (nordeste e sul);
- Espírito Santo (todo o Estado);
- Rio de Janeiro (todo o Estado); e
- São Paulo (Vale do Paraíba e litoral norte).
Por fim, o Inmet conta com alerta amarelo para chuvas intensas. Conforme a previsão do tempo, as instabilidades irão ocorrer até as 10 horas de sábado sobre o sudoeste de Mato Grosso e em áreas de quatro Estados da Região Norte: Rondônia (exceto nordeste e extremo leste), Acre (todo Estado), Amazonas (metade oeste) e Roraima (noroeste).
Leia também: “Menos chuva, mais fogo”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste