publicidade
Brasil

Anhanguera-Bandeirantes e Castello Branco terão pedágio com autoatendimento

Sistema começa nesta terça-feira, 10; iniciativa visa a eliminar o uso de dinheiro até 2026

Avenida Anhanguera-Bandeirantes em São Paulo | Foto: | Foto: Reprodução/Unplash

As praças de pedágio das rodovias estaduais Anhanguera-Bandeirantes e Castello Branco terão postos de autoatendimento, administradas pela CCR em São Paulo terão, a partir da próxima terça-feira, 10. Esta nova tecnologia permitirá que os motoristas realizem pagamentos sem a necessidade de atendentes.

Os terminais de atendimento automático (ATM) estarão disponíveis no sistema Anhanguera-Bandeirantes, em Campo Limpo, e na rodovia Castello Branco (SP-280), próximo ao município de Quadra. As cabines manuais continuarão operando.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A CCR pretende eliminar o uso de dinheiro nas praças de pedágio até 2026. Nos próximos meses, a empresa planeja instalar 54 cabines de autoatendimento, sendo 32 no sistema Anhanguera-Bandeirantes e 22 nas rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Castello Branco.

Ampliação da tecnologia em rodovias federais

Inicialmente, as cabines de autoatendimento atenderão apenas veículos leves, conforme informações da empresa. Atualmente, a tecnologia já é utilizada em rodovias federais administradas pela CCR.

Há 61 cabines de ATM em operação nos pedágios da CCR ViaSul (RS), CCR RioSP, CCR ViaCosteira (SC) e CCR ViaLagos (RJ). Nessas rodovias, 35% das transações em pistas manuais são feitas por meio dos ATMs. Os meios eletrônicos de pagamento representam cerca de 85% das transações, comparados aos 56,3% registrados em janeiro de 2020.

Pedágio sem cancela começa a funcionar em São Paulo

O primeiro pedágio de livre passagem do Estado de São Paulo começa a funcionar nesta quarta-feira, 4, na rodovia federal SP-333, no município de Itápolis, conforme anuncia a concessionária EcoNoroeste.

Nessa rodovia, 100% da operação será automática, sem cabines de pedágio. Ainda no segundo semestre, a modalidade de cobrança começará na praça de Jaboticabal.

Conhecido como free flow, a ideia é que o motorista use as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que promete agilizar o trânsito, reduzir impactos ambientais e baixar o preço da tarifa.

A cobrança é feita conforme com a distância percorrida pelo veículo a cada pórtico. O processo é automático e a concessionária cobrará o valor na fatura mensal da tag instalada no veículo — independentemente da empresa escolhida pelo motorista (Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpass e Move Mais).

Para veículos sem a etiqueta para pagamento digital, a orientação é quitar o valor devido no site da concessionária, por meio de um sistema em fase de implementação. O prazo de pagamento será de até 15 dias. Quem não quitar a tarifa estará sujeito a multa de evasão no valor de R$ 195,23.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade