publicidade
Brasil

PF diz que grupo ligado a Vorcaro invadiu iCloud e WhatsApp de empresário

Relatório revela que mensagens atribuídas ao banqueiro tratam de ataques contra Luiz Guilherme Camasmie, crítico do Banco Master

Daniel Vorcaro festas Master
Daniel Vorcaro foi preso pela segunda vez em março de 2026 | Foto: Reprodução/Wikipédia

A Polícia Federal (PF) afirma que integrantes do grupo ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro invadiram a conta do iCloud e atacaram o WhatsApp do empresário Luiz Guilherme Camasmie. A conclusão consta de um relatório da investigação, que reúne mensagens atribuídas a Vorcaro e a Luiz Phillipi Mourão, conhecido como “Sicário”.

Segundo a PF, Camasmie passou a ser monitorado depois de publicar críticas ao Banco Master em um grupo de WhatsApp voltado ao mercado financeiro. Em uma das mensagens, enviadas em outubro de 2024, o empresário comparou a exposição pública de Vorcaro à de um “jogador de futebol emergente” e escreveu que “até o Neymar está menos deslumbrado”.

Receba nossas atualizações

Na sequência, afirmou que nunca havia visto um banqueiro tão exposto que não terminasse “preso ou falido”.

Segundo depoimentos colhidos pela PF, Mourão orientou a própria mãe e a irmã a procurarem Henrique Vorcaro | Foto: Divulgação/Polícia Militar de MG e Divulgação/Banco Master
Segundo depoimentos colhidos pela PF, Mourão orientou a própria mãe e a irmã a procurarem Henrique Vorcaro | Foto: Divulgação/Polícia Militar de MG e Divulgação/Banco Master

De acordo com o relatório, Vorcaro encaminhou a mensagem a Mourão. Em seguida, o interlocutor respondeu: “Já mandei derrubar WhatsApp”. O banqueiro, porém, pediu que a ação aguardasse, porque pretendia notificar o empresário, observando que ele participava de uma comunidade com milhares de integrantes.

No dia seguinte, o Banco Master enviou uma notificação extrajudicial a Camasmie para que retirasse a publicação. O documento alertava para a possibilidade de responsabilização por difamação e por suposto crime contra o sistema financeiro. O empresário apagou a mensagem.

Conversas citam acesso ao iCloud e levantamento de dados

Ainda segundo a investigação, as conversas continuaram no dia 18 de outubro. Mourão informou ter localizado o endereço de Camasmie e compartilhou dados pessoais, entre eles nome completo, CPF, CNPJ, fotografia, data de nascimento e informações da carteira de habilitação.

As mensagens também mostram discussões sobre a identidade do alvo. Em determinado momento, Vorcaro afirmou que a pessoa localizada inicialmente não era o empresário, mas um parente. Camasmie disse à investigação que a referência era ao pai dele, titular da linha telefônica utilizada.

Na sequência, Mourão escreveu que “os meninos estão dentro do iCloud do cara”. Vorcaro respondeu apenas: “Boa”. Camasmie afirmou que perdeu arquivos armazenados na nuvem e relatou novos ataques cibernéticos em 2025, quando, segundo ele, também perdeu cinco linhas telefônicas e suas contas no WhatsApp.

O empresário registrou boletim de ocorrência em março do ano passado e apresentou uma notícia-crime para apuração dos supostos delitos de perseguição, invasão de dispositivo eletrônico e estelionato. Ele também ajuizou ação para pedir indenização de R$ 50 mil.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade