O ex-senador Antonio Anastasia (MG) tomou posse nesta quinta-feira, 3, como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
A aprovação do parlamentar para o novo posto aconteceu em dezembro do ano passado, no Congresso Nacional. Anastasia ocupará a vaga deixada por Raimundo Carreiro, novo embaixador do Brasil em Portugal.
Carreiro se aposentaria de forma compulsória do TCU em setembro de 2023, quando completa 75 anos. Ao ser convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para a embaixada brasileira, ele resolveu antecipar a saída do tribunal.
Na quarta-feira 2, o suplente de Anastasia no Senado, Alexandre Silveira (PSD-MG), tomou posse em mandato como titular. Silveira foi convidado por Bolsonaro para assumir a liderança do governo no Senado, mas ainda não deu uma resposta.
Anastasia disputou a indicação para o TCU com os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Kátia Abreu (PP-TO). O agora ministro do TCU obteve 52 votos, contra 19 de Kátia e sete de Bezerra Coelho.
TCU
O salário de um ministro é de R$ 37.328,65, além de benefícios como férias de 60 dias e acréscimo de auxílios relacionados à saúde e alimentação.
Os ministros do TCU têm cargo vitalício e só se aposentam compulsoriamente aos 75 anos, como acontece com os integrantes do Supremo Tribunal Federal.
A função primordial do tribunal, que é subordinado ao Legislativo, é auxiliar o Congresso na fiscalização das contas do governo.
A Corte de contas é composta de nove ministros: um indicado pelo presidente da República; dois escolhidos pelo presidente entre auditores e membros do Ministério Público, que atua junto ao TCU; e seis pelo Congresso Nacional.
Anastasia é um sujeito capaz mas é socialista. Perdeu o Governo de Minas, o Senado mas ganhou este presentão. Tribunais de Contas Municipais, Estaduais e da União são historicamente casas de aposentadoria de políticos não eleitos. Todos nós pagamos com nossos impostos para isso. Pelo menos colocaram um político com alguma capacidade intelectual.
Anastasia é “unha e carne ” com Aécio… Mas, claro, entre ele e Kátia Abreu e o PSD de Cassab, infinitamente melhor…
Os parasitas e ratos ( com o pedido de perdão aos ratos e parasitas, pois é uma ofensa eles) sempre se ajudando para usurpar, roubar e festejar com o dinheiro de quem realmente trabalha e produz. Bando de f d p