Anvisa anuncia ‘recall’ de sorvetes

A medida foi determinada por causa de possível presença de substâncias tóxicas
-Publicidade-
Os produtos identificados e que devem ser recolhidos tem data de validade entre 16 de maio e 26 de junho de 2023
Os produtos identificados e que devem ser recolhidos tem data de validade entre 16 de maio e 26 de junho de 2023 | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na quarta-feira 17, o recolhimento preventivo de sorvetes de massa e picolés da marca Häagen-Dazs.

A medida foi adotada depois que a General Mills, responsável pela marca, identificou nos produtos traços de 2-cloroetanol (2-CE), uma substância que pode ser tóxica, gerada a partir do processo de extração do aroma de baunilha.

Por meio de uma resolução, a agência formalizou o processo de recolha dos produtos, além de proibir a importação, a distribuição, a comercialização do sorvete.

-Publicidade-

Em nota, a Generall Milss afirmou que os riscos do 2-cloroetanol à saúde humana ainda “são inconclusivos”, e que o Brasil não prevê, por lei, uma quantidade tolerável de consumo da substância. “Como medida de extrema precaução, a General Mills decidiu proceder ao recolhimento voluntário dos produtos.”

Os produtos identificados e que devem ser recolhidos tem data de validade entre 16 de maio e 26 de junho de 2023. Os lotes podem ser conferidos no site da Anvisa.

Segundo a Anvisa, o 2-CE tem sido identificado em diversos produtos alimentícios, e é comum ser associado à utilização de óxido de etileno (ETO), uma substância mutagênica (que pode provocar uma mutação nas células humanas) e carcinogênica (que provocam câncer).

Mas, no caso do atual recolhimento dos produtos da Häagen-Dazs, a contaminação teve origem na reutilização do solvente usado na fabricação do aroma, e não há relação com o uso de óxido de etileno (ETO), segundo a General Mills.

“Pelas informações científicas disponíveis, não há evidências até o momento que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas e mutagênicas, sendo desconhecidos, até o momento, seus impactos na saúde. Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético”, informou a Anvisa.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Boa noite. Será que o lote de sorvetes recolhidos se refere mesmo ao próximo ano, 2023? Vide “Os produtos identificados e que devem ser recolhidos tem data de validade entre 16 de maio e 26 de junho de 2023”

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.