A Agência Nacional de Vigilância de Saúde (Anvisa) aprovou na quarta-feira 4 o uso emergencial do antiviral molnupiravir para covid-19. O medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica MSD, que pediu autorização à Anvisa em novembro do ano passado.
De acordo com a agência, nos ensaios clínicos, o molnupiravir mostrou efeitos benéficos no tratamento de pacientes adultos com quadros leves e moderados da doença, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes.
A venda do medicamento ocorrerá sob prescrição médica. Ele é contraindicado para menores de 18 anos e para grávidas. Também não é recomendado para o início de tratamento em pacientes com covid que precisam de hospitalização, para uso por mais de cinco dias consecutivos e durante a amamentação.
Segundo a Anvisa, o medicamento deve ser usado durante os cinco primeiros dias após o início dos sintomas, e a dosagem em adultos é de 800 miligramas (quatro cápsulas de 200 miligramas), por via oral, a cada 12 horas e por cinco dias.
O medicamento já foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde e também nos Estados Unidos, na Europa, no Reino Unido, no Japão e na Austrália. Ao todo, está em uso em 17 países.
Em fevereiro, a farmacêutica MSD divulgou os resultados preliminares de um ensaio clínico que apontou uma eficácia na redução do risco de hospitalização por covid superior a 65%, quando comparada ao tratamento-padrão sozinho.
Recentemente, no fim de março, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou também o uso emergencial da Paxlovid, a pílula da Pfizer para a covid-19.
Aí está mais uma prova que a Anvisa é uma vergonha. A ivermectina tem muito mais estudos científicos e mostrando mais eficácia e a Anvisa simplesmente ignora porque é uma droga barata. O que a Anvisa tem a dizer sobre o estudo de Itajaí sobre a ivermectina? Silêncio vergonhoso. A Anvisa é decepcionante. Conseguiu a proeza de aprovar até remdesivir.
Por que a reportagem não coloca o preço do remédio? Essa informação é muito importante.E vale lembrar que o Paraguai liberou esse fármaco há mais de 1 ano.Inclusive,os brasileiros da fronteira já estão se servindo dele,via Ponte da Amizade,desde que foi liberado no país vizinho.
Monulpuralvir, caríssimo, tem a mesma fórmula da nossa querida e desprezada Ivermectina, que não tendo patente, é barata.
Ivermectina que me salvou a vida, porque “peguei” covid em fevereiro, o protocolo da Prefeitura só me receitou água e dipirona, mas tive a graça de topar por acaso com uma médica conscienciosa que me receitou Ivermectina e Hidroxicloroquina as quais salvaram a minha vida. Juntamente com o oxigênio que recebi em casa, já que meus pulmões estavam muito comprometidos.
E agora vem essa Anvisa politiqueira “aprovar” o que já foi aprovado há mais de 80 anos? O Brasil está na beira do precipício. Difícil será subi-lo novamente!!!