A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 28, que a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.
“Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, informou o órgão em um comunicado. As agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.
Leia mais: “‘Pfizer me pôs em situação muito violenta de demandas’, afirma Alberto Fernández”
Com a nova recomendação da Anvisa, a vacina da Pfizer poderá ser distribuída de forma mais ampla pelo país. Na quarta-feira 26, o Ministério da Saúde autorizou Estados a encaminharem lotes do imunizante para municípios menores. Até então, a aplicação era restrita às capitais.
“As cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até 2h30 da capital do Estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte”, justificou a pasta.
Leia também: “Saúde anuncia chegada de mais 2,3 milhões de doses da Pfizer”
Espero que tenham combinado com o vírus. rs…