Anvisa autoriza armazenamento da vacina da Pfizer por até 31 dias

A partir de agora, imunizante pode ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias; orientação anterior era de cinco dias
-Publicidade-
Anvisa mudou a orientação e aumentou tempo de armazenagem da vacina da Pfizer em temperaturas controladas
Anvisa mudou a orientação e aumentou tempo de armazenagem da vacina da Pfizer em temperaturas controladas | Foto: Divulgação/Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 28, que a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

“Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, informou o órgão em um comunicado. As agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.

Leia mais: “‘Pfizer me pôs em situação muito violenta de demandas’, afirma Alberto Fernández”

-Publicidade-

Com a nova recomendação da Anvisa, a vacina da Pfizer poderá ser distribuída de forma mais ampla pelo país. Na quarta-feira 26, o Ministério da Saúde autorizou Estados a encaminharem lotes do imunizante para municípios menores. Até então, a aplicação era restrita às capitais.

“As cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até 2h30 da capital do Estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte”, justificou a pasta.

Leia também: “Saúde anuncia chegada de mais 2,3 milhões de doses da Pfizer”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro