A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem, sexta-feira 30, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a produzir, no Brasil, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
De acordo com a Anvisa, a decisão baseou-se em inspeção técnica realizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (BioManguinhos). O IFA é o insumo biológico essencial para a produção de imunizantes, mas, atualmente, o Brasil produz vacinas apenas mediante importação de IFAs.
A agência pondera, no entanto, que a Fiocruz ainda terá de realizar lotes em escala comercial da vacina com IFA produzido localmente. Quando os testes forem concluídos, a fundação submeterá os resultados à Anvisa antes de poder iniciar a produção, com a entrega de doses ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também: “Fiocruz não tem prazo para iniciar produção de vacina 100% nacional”
Parabéns presidente. O mérito é seu por tomar uma decisão muito importante quando escolheu a tecnologia Oxford-Astrazeneca e possibilitou essa realidade que começa a ser concretizar.
Aceléra!!!
O Brasil precisa imunizante seguro e eficiente!
Dá-lhe Fiocruz!
Excelente notícia sobre a produção de vacina da Oxford pela FioCruz.Brasil será autossuficiente na produção de vacinas !!!!!