Anvisa autoriza Fiocruz a produzir insumo da vacina da Oxford

Atualmente, o Brasil produz imunizantes apenas mediante importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA)
-Publicidade-
A Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca produziram imunizante contra a covid-19
A Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca produziram imunizante contra a covid-19 | Foto: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem, sexta-feira 30, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a produzir, no Brasil, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

De acordo com a Anvisa, a decisão baseou-se em inspeção técnica realizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (BioManguinhos). O IFA é o insumo biológico essencial para a produção de imunizantes, mas, atualmente, o Brasil produz vacinas apenas mediante importação de IFAs.

-Publicidade-

A agência pondera, no entanto, que a Fiocruz ainda terá de realizar lotes em escala comercial da vacina com IFA produzido localmente. Quando os testes forem concluídos, a fundação submeterá os resultados à Anvisa antes de poder iniciar a produção, com a entrega de doses ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: “Fiocruz não tem prazo para iniciar produção de vacina 100% nacional”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Excelente notícia sobre a produção de vacina da Oxford pela FioCruz.Brasil será autossuficiente na produção de vacinas !!!!!

  2. Parabéns presidente. O mérito é seu por tomar uma decisão muito importante quando escolheu a tecnologia Oxford-Astrazeneca e possibilitou essa realidade que começa a ser concretizar.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site