Anvisa derruba uso obrigatório de máscaras em voos e aeroportos

Com redução de cenário epidemiológico no país, a proteção facial passa a ser, a partir de agora, apenas uma recomendação
-Publicidade-
Passageiros circulam com máscaras nos aeroportos do país desde 2020
Passageiros circulam com máscaras nos aeroportos do país desde 2020 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira, 17, derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos domésticos e aeroportos do país, em iniciativa que vigorou desde 2020, no esforço de combate à pandemia do coronavírus. A medida entra em vigor imediatamente, assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A retirada da obrigatoriedade foi decidida em encontro da Diretoria Colegiada da Anvisa. A partir de agora, o uso de máscaras passa a ser apenas uma recomendação.

Alex Machado Campos, diretor da Anvisa, argumentou na reunião desta quarta-feira que a decisão da agência considera critérios técnicos e o cenário epidemiológico da doença no Brasil.

-Publicidade-

“A máscara cumpriu um papel efetivo de salvar vidas, mas é preciso ter proporcionalidade, até por que medidas como essa tiveram ampla adesão da população, por mais inconvenientes que fossem, e acredito que esse é um legado que a sociedade brasileira passou a estabelecer: o uso da máscara como um instrumento de defesa”, afirmou.

A nova decisão representa uma tendência da diminuição das restrições contra a covid-19 no Brasil. Em maio deste ano, a Anvisa já havia aprovado a volta do serviço de bordo em voos domésticos.

Dessa forma, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.

Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.

Leia também: “O mundo sem máscara”, texto publicado na edição 111 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Usa a focinheira quem quer!!!! O afegão médio precisa sempre de alguém dando ordens do que deve ou não fazer. Nosso combalido país só sairá do obscurantismo intelectual, quando seus cidadão aprenderem o que realmente é liberdade.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.