A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever a determinação que obriga o uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos no país. O tema será debatido nesta quarta-feira, 17, pela Diretoria Colegiada da entidade.
A expectativa é que o órgão determine o fim do uso de máscaras dentro dos aviões. A tendência, assim, é que o uso deixe de ser obrigatório e passe apenas a ser uma recomendação.
Outros pontos das atuais restrições que são obrigatórios — como distanciamento entre pessoas, desembarque gradual por fileiras, protocolos de higienização e distribuição de álcool em gel — também podem ser alterados, em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Em maio, a Anvisa já havia flexibilizado as medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves, no entanto, o uso de máscaras permaneceu.
Caso a mudança se confirme, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.
Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.
Leia também: “O mundo sem máscara”, texto publicado na edição 111 da Revista Oeste
Deveria acabar com a obrigação destas máscaras. É uma hipocrisia! Em ônibus, muita gente passa a roleta, baixa a máscara, em laboratórios de exames a mesma coisa, as pessoas disfarçam sempre tirando um pouco a máscara, sem contar que as máscaras são carregadas nas bolsas, nos bolsos de calça, sem nenhum cuidado. Acho que já deu, cada tem que tomar os seus cuidados.
Viu pessoal, Covid-19 não acabou ainda e já temos no Brasil milhares de casos de varíola dos macacos, que também é transmissível pelo ar em ambientes fechados. Cada um faz o que bem entende, mas não seria melhor usarmos máscara? Isso não tem nada a ver com política, é bom senso.
O Brasil tem que parar de exigir vacina nas fronteiras.
Sem vacina nao entra, e locura total !
Já passou da hora de acabar com essa hipocrisia, na medida em que o serviço de bordo está liberado faz muito tempo e essas máscaras são totalmente inúteis, viraram sinalização de falsa virtude para esquerdistas.
Como a gente pode levar a sério uma agência que libera uso de remédios e adota máscaras de pano para prevenção contra vírus. Qualquer testezinho daria para provar a total inutilidade das máscaras.