Anvisa pode retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões

Diretoria do órgão vai se reunir hoje para debater o tema
-Publicidade-
Estados Unidos e países da Europa já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos
Estados Unidos e países da Europa já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever a determinação que obriga o uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos no país. O tema será debatido nesta quarta-feira, 17, pela Diretoria Colegiada da entidade.

A expectativa é que o órgão determine o fim do uso de máscaras dentro dos aviões. A tendência, assim, é que o uso deixe de ser obrigatório e passe apenas a ser uma recomendação.

Outros pontos das atuais restrições que são obrigatórios — como distanciamento entre pessoas, desembarque gradual por fileiras, protocolos de higienização e distribuição de álcool em gel — também podem ser alterados, em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Em maio, a Anvisa já havia flexibilizado as medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves, no entanto, o uso de máscaras permaneceu.

-Publicidade-

Caso a mudança se confirme, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.

Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.

Leia também: “O mundo sem máscara”, texto publicado na edição 111 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Deveria acabar com a obrigação destas máscaras. É uma hipocrisia! Em ônibus, muita gente passa a roleta, baixa a máscara, em laboratórios de exames a mesma coisa, as pessoas disfarçam sempre tirando um pouco a máscara, sem contar que as máscaras são carregadas nas bolsas, nos bolsos de calça, sem nenhum cuidado. Acho que já deu, cada tem que tomar os seus cuidados.

  2. Viu pessoal, Covid-19 não acabou ainda e já temos no Brasil milhares de casos de varíola dos macacos, que também é transmissível pelo ar em ambientes fechados. Cada um faz o que bem entende, mas não seria melhor usarmos máscara? Isso não tem nada a ver com política, é bom senso.

  3. Já passou da hora de acabar com essa hipocrisia, na medida em que o serviço de bordo está liberado faz muito tempo e essas máscaras são totalmente inúteis, viraram sinalização de falsa virtude para esquerdistas.

  4. Como a gente pode levar a sério uma agência que libera uso de remédios e adota máscaras de pano para prevenção contra vírus. Qualquer testezinho daria para provar a total inutilidade das máscaras.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.